Pirataria de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pirataria de software no Brasil é uma realidade bastante visível a todos, além de tratar de assunto extremamente relevante na atualidade e, apesar de ter se tornado assunto freqüente,pesquisas revelaram que a pirataria no Brasil tem recuado a cada dia e mesmo assim os danos financeiros foram crescentes.
A existência de uma lei que regulamente a utilização de software noBrasil não é o bastante, tendo em vista as facilidades e benefícios advindos da evolução da informática. A lei nº 9.609/98 estabelece que a violação dos direitos de software previstos épassível de ação criminal e de ação cível de indenização e mesmo assim, por conta da sensação de impunidade a pirataria continua alarmante.
Mesmo com a suposta proteção que a lei oferece, atémesmo os órgãos públicos tem utilizado os softwares piratas com bastante freqüência, o que é ainda mais sério e motivou a realização deste estudo de caso, baseado em experiência vivida na esferapública, mais precisamente em aquartelamento no serviço público.
Com o avanço da tecnologia, a pirataria também cresceu juntamente com a internet que, apesar de trazer muitos benefícios,contribuiu grandemente para o aumento da ilegalidade.
A escolha do tema se justifica pela importância da área de TI na atualidade e a segurança das informações geradas e mantidas pelasorganizações ao se utilizarem de softwares piratas e o nível de conhecimento sobre Lei de Software, mas, certamente a análise da utilização destes softwares nas Comissões se deu pela necessidadede verificação aprofundada do impacto causado nas organizações. Pessoalmente, o presente estudo de caso será de grande estímulo, pois após 3 anos de trabalhos prestados no serviço público evárias experiências vividas em ambiente de gerenciamento de redes e software, ainda não foi possível idealizar a melhor forma de migração definitiva para softwares licenciados ou livres.
tracking img