Carnaval de salvador, cronologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
12/02/2010
História do Carnaval de Salvador (Cronograma) *
Apresento a todos, alguns acontecimentos mais importantes do carnaval de Salvador com os 60 anos do Trio Elétrico e 25 de Axé Music comemorados neste ano de 2010, numa linha do tempo:

- 1938 - O músico e técnico de rádio Adolfo Nascimento (Dodô) e o músico e engenheiro mecânico Osmar Macedo se conheceram em uma rádio, tornando-separceiros musicais e também integrantes de um conjunto criado por Dorival Caymmi (Os Três e Meio).
- 1942 - Dodô cria o pau elétrico que era um violão eletrizado, com cordas adaptadas para criar um som limpo, sem microfonia. Seria o embrião da futura guitarra elétrica.
- 1949 - Criação do primeiro bloco de Salvador - os Filhos de Gandhi - em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi,assassinado no ano anterior.
- 1950 - Usando da amplificação do som de diversos instrumentos de corda e equipando um Ford 1929 (o Fobica) com caixas acústicas, Dodô e Osmar enfeitam o veículo (que seria o embrião do futuro trio elétrico) e desfilam pelas ruas de Salvador no carnaval conhecida como a "dupla elétrica".
- 1951 - Convidam o amigo e músico Temístocles Aragão, vindo a formar o primeiro"trio elétrico".
- 1952 - Descoberto pelo empresário Miguel Vita, o trio recebe patrocínio dos refrigerantes Fratelli e passa a usar um veículo grande com 8 auto-falantes, geradores e várias iluminações, ampliando sua criação, deixando o velho Fobica e passa a tocar nas ruas de Salvador (Campo Grande e Praça Castro Alves) e outros estados tocando frevos. Temístocles abandona o trio, mas o nomefica.
- 1953 - Ano em que foi fundado o Cordão Carnavalesco Filhos do Tororó, primeiro bloco de samba de Salvador e que logo se tornaria uma das mais tradicionais e premiadas escolas de samba na década de 1960, sob a presidência de Arnaldo Silva (Sêu Arnaldo), vindo a revelar um dos grandes cantores e compositores da Bahia: Ederaldo Gentil.
- 1957 - Criação da tradicional Escola de Samba Ritimistasdo Samba.
- 1958 - O carnavalesco Orlando Campos cria o Trio Tapajós e se tornaria um dos mais importantes trios ao lado de Dodô e Osmar, devido às grandes inovações em torno da estrutura do trios. A partir daí surgem novos trios que começam a fazer sucesso na Bahia e no Brasil.
- 1959 - Surge a Mudança do Garcia, bloco formado pela associação dos moradores do bairro do Garcia, em Salvador, quedesfila toda segunda-feira no Campo Grande, fazendo protesto crítico e político de forma irreverente e divertida. A história deste bloco vem após a 2ª Guerra Mundial quando algumas pessoas (os arranca-tocos) buscavam encontrar vários objetos para desfilar no carnaval com diversão e alegria até 1950 quando ficou conhecido como "Faxina do Garcia" e logo mudando o nome para "Mudança do Garcia". Nomesmo ano é fundada a Juventude do Garcia, uma das grandes e tradicionais escolas de samba de Salvador.
- 1961 - Surge o primeiro desfile público do Rei Momo no carnaval, papel desempenhado pelo motorista de táxi e funcionário público Ferreirinha.
- 1962 - Criação do bloco Os Internacionais (também chamado de Inter) no bairro de Santo Antônio, em Salvador. O bloco marcaria pela inovação dasfantasias carnavalescas e marchinhas de carnaval, com uso de mortalhas e cordas sendo desfilado apenas por homens, até início da década de 1980 quando passará a ser aberto para mulheres e comandado pela banda Chiclete Com Banana. Passaram também pelo bloco: Cid Guerreiro, Daniela Mercury, Asa de Águia, Netinho, Timbalada, Margareth Menezes, Tribahia, Rapazolla, Negra Cor, Claudia Leitte e, atualmente,por Tomate (ex-vocalista da banda Rapazolla).
- 1963-1964 - Hamilton e vários amigos fundam o bloco Corujas que se torna um dos tradicionais do carnaval de Salvador. Surgem dois blocos que "rivalizam" pelos seus associados: o bloco do Barão e o bloco do Jacu que vêm a acabar na década de 1980.
- 1965 - Criação do bloco As Muquiranas através de uma brincadeira de amigos que gostavam de se...
tracking img