Pipa 2 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO












PIPA – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÁS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS













RIBEIRÃO PRETO - SP
2011

Gabriel Ribeiro Lascane Ra: A812JD-9
João Raphael Palma Ra: A7978I-0
Ryan Junes R. De Lima Ra: A774FF-7
Walmiro Prata De Lima Neto Ra: A93DAC-4EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA À TEORIA DAS RELACOES HUMANAS


Um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização






Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas dos 2º/1º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.RIBEIRÃO PRETO - SP
2011


PIPA - Programa de Iniciação às Práticas Administrativas - 2º/1ºSEMESTRES 2011

INTRODUÇÃO

“Basicamente, a administração é a coordenação de esforços humanos, ou seja, a consecução de objetivos pelo uso dos esforços de outras pessoas. A eficácia com que um empreendimento é administrado é atualmente tida como talvez o mais importante elemento dosucesso do empreendimento a longo prazo.”

Glenn A. Welsch.

Administrar tem como significado direto o planejamento e a direção dos atos e conseqüentemente levando em conta as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário.
As organizações hoje precisam ter estratégias claras, sustentadas por umagestão participativa, aceitarem bem as mudanças de mercado com uma filosofia flexível. Neste 2º semestre o tema escolhido para a realização do trabalho é o estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de pequeno ou médio porte. Com base destas informações iniciamos a captação das informações na empresa Spaguetti & Cia e observamos que as características mais marcantes se aproximam muitoda teoria clássica de Jules Henri Fayol. Veremos minuciosamente como é estruturada, organizada e dirigida. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo.


1 REVISÃO CONCEITUAL

Teoria clássica da administração (1916), Jules Henri Fayol, um engenheiro que lutou por mais de 30 anos tentando salvar da falência uma industria de mineração e aço. Seu esforço não foi emvão, pois adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Constatou que, o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções básicas com ênfase totalmente estruturalista, as funções são as técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e as administrativas. Estas divisões são até hoje predominantes nos processos de departamentalização de muitas organizações desucesso existentes no mercado, e dentro da função administrativa da empresa ele ainda subdivide em 5 elementos importantes que um bom gestor terá que executar: à previsão, à organização, à coordenação, o controle e o comando.







PIPA - Programa de Iniciação às Práticas Administrativas - 2º/1ºSEMESTRES 2011

2 ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Denominação e forma deconstituição, dados e fatos relevantes da origem da organização.

Nome e sigla da organização: Spaguetti & Cia, endereçada na Av: Leais
Paulista 441, Jd Irajá na cidade de Ribeirão Preto, SP.
O Spaguetti & Cia é uma empresa do ramo alimentício de pequeno porte, originada no ano de 1989 inicialmente em âmbito familiar, com a sociedade de 2 irmãos, para a fabricação de massas com receitas passadasde geração para geração entre a família Gallo, italianos e amantes da culinária do seu pais de origem.
Hoje a empresa conta somente com uma proprietária e totalmente reestruturada, assim inicia-se uma nova jornada com a abertura do restaurante de mesmo nome, que também alem da venda das famosas massas possuem almoços por kilo, marmitas e marmitex servidos diariamente.

2.1.2 Principais...
tracking img