Manual aps 2011 - adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
dmki
[pic]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MANUAL

PIPA – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
2º/1º Semestres

SÃO PAULO
2011

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização do Programa de Iniciação às Práticas Administrativas– PIPA – nos 2º/1º semestres dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar, extra-classe e em equipes.

Como constam dos Projetos Pedagógicos dos Curso, o PIPA constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos dedisciplinas que compõem os semestres dos cursos – e práxis - integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula - à realidade.

O PIPA visa a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas dosemestre letivo e da observação, descrição, análise e interpretação de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

O tema e a estrutura do roteiro de conteúdo do 2º/1ºsemestres aproximam-se da estrutura de um possível artigo científico. Os trabalhos escritos, que obtiverem boa avaliação, poderão ser orientados visando à submissão para publicação emperiódicos e/ou apresentação em eventos científicos abertos a trabalhos do Ensino Superior em Administração ou em Ciências Contábeis.

1 ORIENTAÇÕES/ETAPAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - PIPA

➢ Composição das equipes: número mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Segue anexo um modelo de Ficha de Composição da Equipe.
➢Identificação de uma empresa/organização de pequeno ou médio porte (segundo os critérios do BNDES disponíveis em www.bndes.gov.br) -com ou sem fins lucrativos – para o estudo: caberá aos alunos escolher uma empresa/organização com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a empresa/organização se beneficiará com a contribuição dos alunos e os alunos terão na empresa/organização o espaço extra-classepara aprendizagem.
➢ Realização do PIPA na organização escolhida pela equipe. Caso seja necessário, a equipe poderá solicitar ao Coordenador Auxiliar do Curso – via Coordenador do PIPA do semestre - uma Carta de Apresentação da equipe.
➢ Responsabilidades dos Atores
✓ Coordenador Auxiliar do Curso:
a-) designar o Coordenador do PIPA do semestre;
b-)encaminhar ao Coordenador do PIPA o Manual referente ao PIPA do semestre;
c-) definir a data e a forma (somente em CD-RW ou impressa) da entrega do trabalho escrito e o período para as (eventuais) apresentações (e/ou comunicar a data limite para postagem dos trabalhos escritos no Sistema On-Line, se for o caso)
✓ Coordenador do PIPA do semestre:
a-)disponibilizar aos alunos o Manual e o Tema/Roteiro de conteúdo do PIPA do semestre;
b-) orientar os alunos sobre os procedimentos para a realização do PIPA a partir das informações do Manual;
c-) mediar a composição das equipes;
d-) estabelecer as datas para receber: da Ficha de Composição das Equipes e do Cronograma de Atividades Previstas;
e-) encaminhar aoCoordenador Auxiliar do Curso as eventuais Cartas de Apresentação para que sejam assinadas;
f-) esclarecer eventuais dúvidas quanto à forma de realização do PIPA junto às equipes;
g-) receber o trabalho escrito na data e forma estabelecida pelo Coordenador Auxiliar do Curso (e/ou orientar os alunos quanto à postagem do trabalho no Sistema On-Line, se for o caso)...
tracking img