Pintura renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PINTURA RENASCENTISTA

Famílias de mercadores-banqueiros, os próprios reis, ou então a Igreja, contratavam os melhores artistas para fazerem em suas cidades suntuosos edifícios, palácios, igrejas,estátuas, pinturas ou até mesmo para produzirem obras de arte em suas residências. Conhecidos como mecenas (referência a um patrocinador das artes na Roma antiga), essas pessoas tornaram-se protetorasda produção cultural renascentista, garantindo o sustento desses artistas. Em Florença, por exemplo, os Médici eram a família mais rica da cidade. A fortuna deles iniciara-se graças à atividade dobanqueiro Cosimo di Médici (1389-1464). Ele fundou uma academia dedicada aos estudos da filosofia de Platão e foi responsável pelo sustento de escultores, pintores e arquitetos que transformaramFlorença em uma verdadeira obra de arte a céu aberto.
Florença dos Médicis tornou-se uma autêntica colméia produzindo obras-primas sem cessar. Ninguém no Renascimento teve uma percepção tão clara de que averdadeira imortalidade pode ser alcançada pelas artes como Lourenço o Magnífico (1449-1492), daí ele quase ter levado os empreendimentos financeiros à breca tamanho o envolvimento dele com as questõesculturais e intelectuais do seu tempo.

O dinheiro que os Médicis investiram na arquitetura da cidade e no apoio aos pintores e escultores que para lá foram atraídos fez com que até os nosso dias, eprovavelmente ainda pelos séculos vindouros, Florença continue atraindo levas de visitantes, turistas do mundo inteiro que não cessam de chegar para admirar aquela maravilhas todas, permitindo que apopulação tenha assegurada um excelente padrão de vida por muitos e muitos anos.

Leonardo da Vinci: O seu primeiro desenho, intitulado Desenho da paisagem do Vale do Arno, é datado de 1473.
 [pic]Madona com Cravo
Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a Madona com Cravo, a Madona Benois e, possivelmente, também a Anunciação.  Em 1482, mudou-se para Milão e ofereceu os...
tracking img