Pintura renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pintura Renascentista

Módulo 5 – A Cultura do Palácio

O nascimento da Vénus

Trabalho Realizado por: Paulo Abreu , Turma 42
Introdução

Na antiguidade a pintura era vista como um ofício, os mestres pintores recebiam encomendas importantes com prazos limitados para as executar, as obras tinham de ter conteúdos pré- definidos e destinados a um fim pré-determinado.
A pinturarenascentista caracteriza-se pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos, é realista e de inspiração profana.
Com este trabalho pretendo melhorar os meus conhecimentos sobre a pintura renascentista, e conhecer melhor a vida e os feitos de alguns pintores como o Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Andrea Mantegna, entre outros.

Enquadramento Histórico

O renascimento surgiu em Itália,no século XV, o apogeu do renascimento deu-se entre os séculos XV e XVI, destacaram-se diversos artistas polivalentes considerados génios da humanidade.
No período do renascimento a pintura foi enriquecida com um novo processo técnico, um processo a óleo, bastante mais prático do que os processos anteriores conhecidos pelos afrescos.
O homem nesta época já era um homem moderno, com espiritoracionalista e uma mentalidade científica, a ciência do renascimento era o humanismo, o estudo e conhecimento do homem. As teorias artísticas renascentistas fundaram-se no conhecimento e estudo das obras da antiguidade clássica greco-romana.
O espirito do humanismo começou a manifestar interesse no povo e fez-se sentir no aparecimento de um novo género “ o retrato”. Os pintores renascentistascomeçaram por se concentrar na individualização, ou seja no rosto, no inicio a utilização mais usada era o perfil, pois partia-se do principio que era a melhor forma de corresponder a maior exatidão.

“A dama com o arminho” de Leonardo da Vinci


Desenvolvimento

O renascimento que se registou na Itália no século XV não foi o primeiro momento em que os artistas demonstraram interesse pela arteclássica, mas foi a primeira vez que ao seguirem os modelos antigos, tiveram plena consciência de estarem inaugurando uma nova época, salvando a arte da imparável decadência.
Para os humanistas italianos os últimos seculos de história e concretamente, a arquitetura gótica que consideravam a idade do “obscurantismo” ecoavam um período bárbaro e grosseiro. Agora, propunham-se a igualar os feitosintelectuais e artísticos dos antigos.
A Itália que no passado dominara o mundo, não era mais do que um aglomerado de pequenas cidades estado desunidas e submetidas à autoridade de um império o sacro Império romano- germânico. Orgulhosos da sua florescente cultura urbana, os florentinos investiram uma vontade de regeneração política, pois recuperando a língua, as instituições e os costumes da Romaantiga reabilitavam o esplendor do seu passado e por outro lado encontraram na arte clássica as bases sólidas para alcançarem o “mundo real”, concreto e palpável, supostamente o grande desafio da arte do século XV.

A famosa “ Mona Lisa” de Leonardo da Vinci

Para os renascentista, o ser humano continuava a ser uma obra de Deus, contudo ainda possuía o livre arbítrio para decidir sobre o seudestino, exaltando a dignidade e a probidade do ser humano e a maravilha da sua mão de obra, os humanistas conceberam o mundo e a história, como o registo das elevadas criações humanas.
O artista renascentista submeteu, portanto, o sensorial ao racional, daqui resultando uma necessidade de traduzir o mundo tal como era percecionando pelos olhos. Para tal, serviu-se de instrumentos que permitiam umaobra de verdade, de perfeição e de imitação da natureza, usando a pintura a óleo.

“A primavera” de Sandro Botticelli

A ancoragem cultural nas fontes clássicas e a definição de uma nova relação do homem com o mundo, fundada no humanismo, não foram os únicos aspetos a caracterizar o renascimento, enquanto movimento artístico cultural. O papel do artista na sociedade conheceu um novo...
tracking img