A pintura renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pintura Renascentista

Fernanda Sofia Figueira Bartz
Professor- Ana Virgínia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais (0014) – Prática do Módulo IV
19/10/2011

RESUMO

O Renascimento marcou uma grande mudança em todos os aspectos do conhecimento e da maneira de viver e pensar das pessoas da época. Com o surgimento das universidades a ciência se desvincula dareligiosidade. Deus já não era mais o centro e sim o homem (humanismo). Movimentos como a Reforma contribuiu para que a arte e a cultura se desenvolvessem, pois os estudos não estavam mais sujeitos as imposições e interjeições das autoridades religiosas. Foi um período de muitas descobertas, invenções científicas e tecnológicas na ciência e em todas as áreas do conhecimento. Os estudiosos também sevoltaram para os escritos da antiguidade clássica, filósofos como Aristóteles e Platão voltaram a ser estudados. A Pintura Renascentista funda um espírito novo com novas idéias e novas criações. Desenvolveu-se principalmente na Itália, principalmente em Roma, Nápoles, Florença, Siena e Veneza, esses centros nos séculos XV e XVI possuíam condições econômicas, sociais, políticas e culturaispropícias para o desenvolvimento das artes como a pintura, porém ocorreram manifestações renascentistas de grande importância também na Alemanha, Inglaterra e Países Baixos. As obras pictóricas do renascimento caracterizavam-se pelo uso da perspectiva fundamentada em estudos científicos criando um espaço em que as cenas se ambientavam pelo equilíbrio nas composições que eram simétricas seguindo rigorosospadrões geométricos, buscando o ideal de beleza e harmonia da antiguidade clássica. Essa pesquisa de caráter documental tem por objetivo relatar as principais características da pintura renascentista e os mais importantes artistas.

Palavras-chave: Renascimento. Pintura. Artistas.

1 INTRODUÇÃO

Até o final da Idade Média a Igreja dominava a produção do conhecimento, e Deus era o centro douniverso (teocentrismo). Com o desenvolvimento econômico, político e social um grupo de intelectuais interessados em combater a ordem e a hierarquia do mundo medieval, influenciando não só a vida social da época, mas também a arte, visto que, a arte reflete a realidade histórica, pois o artista manifesta em suas obras a moral e a ética de seu mundo.

O gênero que se destaca nesta pesquisa é aPintura Renascentista que teve dois períodos principais a Primeira Renascença e a Alta Renascença. Com focos principais na Itália, principalmente em Florença onde os artistas ousaram em romper com as idéias do passado, e no Norte da Europa, como na Alemanha, onde teve mais influencia pelo movimento da Reforma de Martinho Lutero o que determinou novas formas de ver e pensar sobre o mundo. Na pinturaos temas religiosos foram substituídos pelos temas do cotidiano, pelo retrato e pela paisagem.

Buscando compreender os fatores que influenciaram a arte renascentista manifestada pelos seus principais pintores como contribuição pela formação cultural desta sociedade e análises bibliográficas, que apresento a Pintura Renascentista num período de transição para arte moderna apontando uma novaconcepção de vida e de arte que surgiu na renascença.

2 DESENVOLVIMENTO

Complexa em sua totalidade a arte se manifesta de várias formas, sendo conceituada de diversas maneiras. Presente ao longo da história diverge conforme a época e tendência, não deixando de ser uma expressão pessoal do artista. Considerada como um meio de divulgação, até hoje, ela é utilizada para expor ideais, influenciar asociedade e como meio de poder para quem a detém. Nos séculos XV e XVI um período de profunda transformação histórica a valorização do homem defendida pelos humanistas na renascença se opõe aos credos da igreja e reflete-se de maneira nítida os acontecimentos nas representações artísticas. “O homem do renascimento descobre que o mundo é muito atraente e não entende mais porque postergar os...
tracking img