Vila real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vila Real é uma cidade rica em igrejas e capelas. O blogue cidade de Vila Real, conta tudo sobre as nossas igrejas:
1. Igreja de S. Dinis: Desconhece-se o ano exacto em que foi construída ou quando ficou pronta. Contudo, pode-se afirmar que em 1297 já existia, uma vez que, em Março deste mesmo ano, D. Dinis dou-a ao mosteiro Pombeiro.
De origem romano-gótica, a sua arquitectura é muitorobusta. Foi necessário ampliá-la devido ao crescimento da população vilarealense, juntando-se à Capela de S. Brás. Estes dois “edifícios” religiosos estão literalmente juntos.
Em 1465, foi restaurada, com ajuda de D. Afonso V, que concedeu o capital para o efeito. O interior é de uma só nave. Existem imagens guardadas no templo, destacando-se a escultura do século XV, de granito, querepresenta a Senhora do Desterro.
2. Igreja de S. Domingos (Sé): Como o próprio nome indica tem a sua origem num convento dominicano, que terá sido iniciado em 1424, no reinado de D. Dinis. Do convento nada mais resta do que a igreja e seu adro. De concepção gótica, mesmo tardia, é um monumento de 3 naves. O templo dominicano só em data recente albergou a sede da Diocese, entretanto criada. Foialvo de grandes obras no século XVIII (torre barroca de 1742, capela-mor refeita em 1750). Em 1837sofreu um incêndio que lhe destruiu o recheio, e a DGEMN empreendeu nele grandes obras de restauro em 1950, sendo dessa data a colocação do retábulo-mor, que veio do mosteiro de Odivelas e que alberga tábuas maneiristas da escola de Diogo Teixeira, com cenas da Paixão de Cristo. Na sacristia, subsisteuma pequena pintura em madeira de escola italiana. Foi classificada como Monumento Nacional em 1926.
3. Igreja da Misericórdia: A Igreja da Misericórdia de Vila Real é uma obra quinhentista e foi mandada construir por D. Pedro de Castro, abade de Mouçós. D. Pedro de Castro queria criar uma fundação e foi dessa fundação que nasceu uma capela. A sua construção iniciou-se a 20 de Março de 1532,sendo concluída em 1548. Dizem que foi nesse mesmo ano que a igreja passou para as mãos da Santa Casa da Misericórdia, à qual ainda hoje pertence. Uma das obras da misericórdia era enterrar os mortos. Estas sepulturas eram colocadas no chão da própria Igreja, sendo também conhecidas por taburnos. Devido ao crescimento da cidade, em 1542, a capela sofreu um alargamento. Foram compradas as casas quese encontravam à volta da capela e alargou-se a mesma e, assim, se construiu a Igreja da Misericórdia. A Igreja está dividida em duas partes: a primeira parte (frente) é a capela-mor e a segunda parte (trás) o alargamento que sofreu. A igreja tinha quatro retábulos de estilo barroco, quando em 2006 foram retirados para a restauração dos mesmos, descobriram-se outros dois retábulos de granitopintados e dourado muito mais valiosos por serem de origem do estilo maneirista, um estilo muito raro na nossa região.
4. Igreja de S. Pedro: Esta Igreja foi mandada construir em 1528 pelo Abade de Mouçós: D. Pedro de Castro, que está aqui sepultado. A Igreja de S. Pedro foi construída num local onde já existia uma capela dedicada a S. Nicolau, tendo a sua construção demorado cerca de 200 anos a serfinalizada. Trata-se de um belo exemplo do estilo barroco em Vila Real, estando toda revestida a talha dourada. Em 1711, esta Igreja foi alvo de grandes obras, tendo sido construídos cinco altares laterais e o arco da pia baptismal. Estas obras foram uma iniciativa do pároco José Moutinho de Aguiar. O tecto desta Igreja está todo apainelado com caixotes no tecto, sendo que esta é uma das Igrejasmais apreciada devido à sua talha dourada e pelos caixotes que podemos ver no tecto.
5. Igreja do Bom Jesus do Calvário: Este Igreja, como muitas outras, começou por ser uma capela. Esta capela foi mandada construir por uma irmã às suas custas e, posteriormente, foi mandada ampliar pela Ordem 3º de S. Francisco em 1740-41, com o contributo de D. Margarida Rebelo, que foi sepultada nesta...
tracking img