Tipos de alimentos animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Silagem de capim elefante
O capim elefante apresenta bom valor nutritivo quando colhido precocemente, entre 35 a 45 dias. Contudo neste estádio apresenta teor elevado de umidade o que dificulta sua ensilagem, produzindo alimento com frementação inadequada, resultando em baixa aceitação pelos animais. Para se obter silagem de boa qualidade deve-se diminuir o teor de umidade, fazendo oemurchecimento no campo, todavia esse sistema é trabalhoso e pouco eficiente. Pode-se adicionar, no momento da ensilagem, algum material seco, objetivando o aumento do teor matéria seca da massa ensilada para 25-28%. Pode-se utilizar para esse fim milho moído ou rolão de milho ou polpa cítrica desidratada na quantidade de 5-10%.
Silagem de girassol
Apresenta-se como opção para plantio na "safrinha",principalmente após a colheita do milho, e em regiões ou épocas com maior probabilidade de deficiência hídrica, pois seu sistema radicular pivotante garante maior profundidade de exploração do solo. Sua silagem é de boa aceitabilidade pelos animais, com teor protéico (11%) e em óleo (10%) mais elevado que silagens de cereais (milho ou sorgo), todavia seu teor energético é inferior. Deve ser colhidoquando os seus receptáculos (flores) estão voltados para baixo, com a parte dorsal na coloração amarelo escuro e grande quantidade de folhas secas.
FENOS
Fenos de gramíneas são alimentos volumosos de boa aceitação pelos animais. Um bom feno tem cor esverdeada, grande quantidade de folhas, macio ao tato e com mais de 10% de proteína bruta. Fenos pálidos, duros e com grande quantidade de talos sãoinferiores. Coast-cross, Tifton, Rhodes, Áries e Aruana produzem feno de boa qualidade e devem ser colhidos com 28-40 dias de vegetação.
A chuva é o grande problema na produção de feno, pois fenos "chuvados" são de qualidade muito inferior.
Feno de alfafa é de excelente qualidade, mas é caro para ser adquirido. Sua produção necessita de excelente fertilidade do solo.
Para pequenas criações, ocapim elefante e outras forrageiras (guandu, leucena, colonião, etc...) também podem ser desidratados e produzir fenos de boa qualidade. Devendo ser picados e secos em terreiro em camada fina, revirando varias vezes ao dia e cobrindo a noite. Após secos podem ser ensacados ou armazenados a granel. Confecção contínua de pequenas quantidades durante o verão é o mais adequado.

Energéticos

SorgoSegundo TEIXEIRA (1998) o sorgo pode ser utilizado para produção de forragem ou de grãos para alimentação animal. O sorgo vassoura é cultivado para a indústria de vassouras. Pode ser utilizado para processamento industrial como o milho, produzindo o amido, açúcar e óleo. Algumas variedades de sorgo apresentam em seu pericarpo substâncias amargas denominadas taninos, que é responsável por inibiçãode algumas enzimas no sistema digestivo, interferindo no metabolismo de proteínas e carboidratos, diminuindo sua digestibilidade e conseqüentemente a resposta animal. O ácido tânico quando presente nas dietas combina com grupamentos metil da metionina e colina, provocando redução nas disponibilidades destes compostos reduzindo a taxa de crescimento. Pode também inibir a ação da tripsina.O grão desorgo destinado ao consumo animal deve ser isento de fungos, micotoxinas, sementes tóxicas, pesticidas, conter no máximo 1% de taninos, expresso em ácido tânico (ANFAR, 1985). O grão apresenta composição semelhante à do milho, com pouco menos de energia e pouco mais de proteína, que varia de 9 a 13%, dependendo da variedade. Tem baixo teor de caroteno, pigmentos xantofílicos, isoleucina e leucina.Deve ser fornecido triturado ou moído devido à baixa digestibilidade do grão inteiro (LANA, 2000).
madioca
Segundo TEIXEIRA (1998) a mandioca tem a grande vantagem de poder ser utilizada integralmente como alimento, in natura ou na forma desidratada e moída e para produção de concentrado protéico (LANA, 2000). O valor nutritivo do farelo de ramas e hastes desidratadas se aproxima à da alfafa....
tracking img