Pim gestao de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O capital segundo Jack
O mais influente líder empresarial do século XX lança sua autobiografia, um manual de sobrevivência na selva
do capitalismo escrito por seu mais feroz competidor [pic]
Eurípedes Alcântara 
Fonte: Revista Veja, Set/2001
Quem não gosta de computador pode muito bem viver sem nunca colocar as mãos em um produto da Microsoft de Bill Gates. Para aqueles que não tomamrefrigerante, Coca-Cola pode ser apenas um rótulo onipresente, mas distante. Do império Disney fogem as pessoas indiferentes aos orelhões do Mickey. Os carros europeus, japoneses e coreanos há tempos vendem mais que os americanos da Ford e da General Motors. Ninguém escapa, porém, de Jack Welch e sua General Electric, a GE. Welch e a GE, reinventada por ele, são atualmente os símbolos mais acabados daforça do capitalismo e da supremacia do estilo de vida americano no planeta. Em mais de uma centena de países, quem quer que acenda uma lâmpada, faça uma ligação telefônica, coloque uma garrafa de vinho branco na geladeira, ligue a televisão, viaje de avião a jato ou precise fazer um raio X de um osso terá interagido com um produto da GE. Mesmo nos poucos e isolados lugares onde a empresa de Welchnão tenha presença física, sua influência é sentida. Em um dia e hora quaisquer, um quadrante do planeta Terra escolhido ao acaso estará sendo sobrevoado por um jato movido a turbinas GE ou por um dos inúmeros satélites fabricados pela gigante americana. Em todas as centenas de nichos onde atua, quando a GE não é a líder do setor ela fica pelo menos com o segundo posto.
Essa é a empresa cujaliderança Jack Welch passou adiante na semana passada depois de vinte anos de comando. Ela foi fundada há 123 anos por ninguém menos que o pai da tecnologia moderna, Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada, do gravador, do toca-discos e de milhares de outras soluções tecnológicas com as quais nós, nossos pais e avós construímos isso que se chama de mundo moderno. Pelos próximos meses, Welch sededicará a divulgar sua autobiografia. A obra será lançada nos Estados Unidos e simultaneamente no Brasil na terça-feira 11. Jack Definitivo, título da versão brasileira publicada pela Editora Campus, é o livro de negócios mais esperado da história. O original inglês tem o título bem mais forte, mas quase intraduzível de Jack: Straight from the Gut, algo como "direto das tripas". Para escrevê-lo, Welchobteve um adiantamento de 10 milhões de dólares. O papa João Paulo II recebeu um pouco menos por suas memórias. Especula-se que o ex-presidente Bill Clinton venha a embolsar também 10 milhões pelas suas – mas o negócio ainda não foi fechado. Durante as duas décadas sob o comando desse americano filho de um irlandês fiscal de trens, a GE se transformou na empresa mais competitiva, admirada,espionada, copiada e invejada do mundo.
Aos 65 anos, bilionário, ele próprio sai de cena como uma lenda viva do mundo dos negócios. "Jack Welch é o número 1. É o maior líder corporativo de um século que produziu Henry Ford, Alfred Sloan, da GM, e Bill Gates", resume Noel Tichy, professor de economia da Universidade de Michigan. Não é preciso ser um especialista para entender o que ele fez. Um simplescálculo matemático dá mostra do poder de fabricar riquezas desse executivo dono de um sorriso de astronauta veterano e de um par de olhos azuis descritos por um de seus muitos biógrafos como "frios como o laser". Em 1981, ano em que Welch se tornou o principal executivo da GE, uma geladeira fabricada pela empresa custava cerca de 1.000 dólares nos Estados Unidos. Se em vez de ter comprado oeletrodoméstico alguém tivesse colocado o mesmo valor em ações da GE, hoje poderia vendê-las por 40.000 dólares – um ganho de 4.000%. "Empresas de alta tecnologia conseguiram em tempos de euforia ganhos até maiores que esse, mas a alegria durou poucos meses. A alegria de Welch e de seus acionistas durou duas décadas. Sem interrupção. Sem altos e baixos. Sem sustos ou pânicos. Isso nunca havia sido feito...
tracking img