Rio crespo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente Projeto de Pesquisa objetiva guiar um levantamento histórico referente ao município de Rio Crespo. A escolha do referente tema se justifica pela necessidade de um maior conhecimento da região, tendo em vista que não há publicações referentes aos problemas aqui propostos. Nesse sentido se faz necessário um estudo local, onde, através de informações orais edocumentais se possam obter os resultados esperados.
Ressalta ainda que a problemática que se pretende solucionar está dentro do contexto socioeconômico do estado de Rondônia, na qual se configura pela produção do café a partir da implantação da colonização oficial na grande região de Ariquemes.
A revisão de literatura pretende deixar claro o que se tem escrito sobre o assunto em questão, eainda preencher lacunas que forem surgindo ao longo da pesquisa. A oralidade abordada aqui como um dos procedimentos metodológicos adotados na pesquisa será realizada com moradores do Atual município de Rio Crespo, tendo em vista que a história local se encontra na memória dos pioneiros que habitam a região.
Para a realização do presente projeto foram realizada pesquisa de campo, pesquisabibliográfica, oralidade baseada na cápsula narrativa, e pesquisa descritiva.












1 TEMA

Apogeu e declínio da lavoura cafeeira no município de Rio Crespo – RO.


2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Apogeu e declínio da lavoura cafeeira no atual município de Rio Crespo, abrangendo o período de 1970 a 1992: Um estudo de caso abordando a transição da cafeicultura àpecuária.


3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

❖ Como surgiu o atual município de Rio Crespo e quando iniciou seu processo de colonização?
❖ De onde vieram os primeiros imigrantes para trabalhar em lavoura cafeeira no referido município?
❖ Quais foram os projetos de assentamentos implantados na região atual de Rio Crespo e quais órgãos corroboraram na implantação de tais projetos?
❖ Comose desenvolveu a lavoura cafeeira no município supracitado e quais foram os incentivos governamentais para a manutenção da produção no período de plantio do produto?
❖ Quais elementos contribuíram com a decadência da cafeicultura em Rio Crespo?


4 HIPÓTESES

❖ O atual município de Rio Crespo surgiu ainda durante o 2º Ciclo da Borracha, e posteriormente, foi um Núcleo de ApoioRural. A colonização teve início a partir dos projetos de assentamentos ocorridos da década de 70 e 80, quando começou a chegar os imigrantes em busca de terras doadas pelo INCRA[1].
❖ Os primeiros imigrantes que chegaram a Rondônia e, consequentemente, em Rio Crespo, vieram da região sudeste, mais especificamente do estado de São Paulo.
❖ Os projetos de assentamentos implantados em Riocrespo foram os PAD Burareiro, Marechal Dutra e Marechal Deodoro, que através de incentivo governamental, foram loteados as faixas de terras existentes ao longo da BR-364.
❖ O desenvolvimento da lavoura cafeeira em Rio Crespo ocorreu a partir da década de 70, após a distribuição dos lotes para os colonos recém-chegados na região, que por sua vez, não tiveram assistência do governo federal nofornecimento de subsídios para os colonos destituídos de posse.
❖ Entre os vários elementos que contribuíram para o declínio da lavoura cafeeira em Rio Crespo têm-se a falta de incentivo por parte do governo federal e estadual, e as terras desprovidas de fertilidade que dificultaram o desenvolvimento do café.



5 OBJETIVOS


5.1 GERAL

A idéia central do presente projeto estáfundamentada na possibilidade de empreender um estudo sistemático na região atual de Rio Crespo, no que diz respeito à produção cafeeira, visto que no passado o produto em questão foi a mola propulsora da economia do referido município.


5.2 ESPECÍFICOS


Empreender um estudo sistemático na região atual de Rio Crespo, tendo como foco principal a economia cafeeira a partir da abertura...
tracking img