Projeto "familia na escola"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Pedagógico “Família na Escola”

IDENTIFICANDO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR:

A _________________________________, é uma instituição que atende crianças nas modalidades de ensino do maternal ao primeiro e segundo período da educação infantil.
A escola situa-se na __________________, _____________, do município de _______________. Atende em média ____ crianças entre 3 a 5 anos e meio deidade, possui _____salas de aula distribuídas entre maternal e primeiro/segundo período.
O projeto proposto é um trabalho que pode ser contextualizado em todas as turmas, incluindo o maternal que é um período que requer uma atenção maior tanto da escola quando da família.

Carga horária estimada para colocar em pratica o tema proposto: 20 horas (1 semana).

RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DOPROJETO:

Pedagogo, diretora, professores, pais e demais integrantes da instituição.

Tema:
A Família no ambiente escolar.
Este projeto aborda a questão da relação entre a família e a escola, a importância de ambos se relacionarem para um desenvolvimento sadio na formação do aluno.

Introdução:
O que me levou a escolher este tema foi a importância que a família e escola possuem na construçãoe formação do indivíduo. Acredito no resgate da cultura, brincadeiras, historias que fizeram parte do dia a dia dos pais e avós para o crescimento do aluno.
São exemplos dos nossos pais, costumes e crenças de cada família, experiências vivenciadas no decorrer de cada história que não devemos deixar se perder no esquecimento. A participação da família e escola é ponto alto para que o aluno cresçaconfiante e seguro.

Justificativa:
Nos poucos dias que pude participar desta instituição, pude perceber a dedicação e carinho com o qual os profissionais desta escola se sobressaem e se desdobram para cumprir com o papel que foram lhes confiado. Percebi durante estes dias uma necessidade de poder interagir a escola e a família destas crianças, com o intuito de conhecer melhor a vida destespequeninos. Tentar entender e interpretar algumas dificuldades, o silencio, a agitação ou até mesmo a tristeza que pode notar em alguns olhares. Outras vezes se deliciar com a vivacidade que notamos em outros rostinhos.
Fazer mais que o necessário, poder ser um profissional que transforme e deixe marcas, e que sejam aquelas que serão lembradas com carinho por todo o sempre nos corações dosdiscentes desta instituição.

Objetivo Geral:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluído a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, interagindo família-escola-aluno. Desta forma resgatar a auto-estima dos alunos e fortalecer a relação da criança com a sua família e escola.



Objetivos específicos:
•Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do dialogo;
• Permitir a interação da família nas atividades para que o contato seja uma ponte para um ambiente acolhedor fortalecendo a auto-estima dos alunos;
• Desenvolver o gosto por contos, historia e fábulas. Estimular o gosto pela leitura, lendo sempre boas historias, usando fantoches, dedoches, gravuras ou livros. Criar momentos deinteração onde o aluno possa dividir com os colegas o que aprendeu.
Fundamentação Teórica:
Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais. Porém nem sempreesse princípio é considerado quando se forma o vínculo entre diretores, professores e coordenadores pedagógicos e a família dos alunos. Mas o que significa uma parceria saudável entre essas duas instituições? Os pais devem ajudar no ensino dos conteúdos e os professores no dos bons modos? A colaboração que se espera é de outra ordem. O papel do pai e da mãe é estimular o comportamento de...
tracking img