Pilares da empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são os Seis Pilares da empregabilidade?
Pilar 1 - Adequação Profissional

O primeiro pilar é a adequação da profissão à vocação. Com ela, há motivação para trabalhar e felicidade com o trabalho. A pessoa é mais criativa, mais feliz, rende mais. A proximidade entre o trabalho desempenhado e a vocação é fundamental para que a pessoa tome a iniciativa, para que todos os dias tenha ânimo deir para o trabalho, energia e disposição. Este pilar fortalece a empregabilidade na medida em que a ocupação corresponde a aptidões, facilidades, gostos e interesses do profissional. .

Muitos profissionais por um motivo ou outro estão às voltas com atividades que não correspondem à sua vocação, e o melhor neste caso, é adotar uma atitude positiva de busca de convergência entre o trabalho e avocação, mesmo que seja necessário trocar de emprego ou atividade. Não existe nada pior que um trabalho feito por obrigação, aquele para o qual não se tem jeito, do qual não gosta.

Corra atrás da sua aptidão, do seu sonho, de sua felicidade, de sua qualidade de vida no trabalho, afinal você é o administrador de sua carreira. Uma proposta, uma oportunidade é boa e deve ser aceita se contribuipara o progresso de sua carreira e se ajusta à sua opção vocacional.


Pilar 2 - Competência Profissional

Este pilar compreende os conhecimentos adquiridos, as habilidades físicas e mentais, o jeito de atuar e a experiência; enfim a sua capacitação profissional desenvolvida pela sua formação escolar, pelos treinamentos, pelo autodidatismo e pela vivência cotidiana. Com ela você compete nummercado que exige atualização constante e rápida, onde as leis são duras e cruéis: empresa de primeira só contrata profissional de primeira.

Quem descuida de sua qualificação e atualização perde a "atratividade", não desperta atenção. Grande parte dos demitidos são pessoas que se acomodaram em seus empregos. São pessoas honestas, trabalhadoras, mas que pararam e se desprepararam para enfrentaras novas exigências.

O profissional atual, empregado ou não, tem que ir atrás da informação. Comprar livros, revistas especializadas, participar de seminários, palestras, exposições.Tem que ter a humildade de aprender com quem está à sua volta, fazer perguntas e saber ouvir.

Um aspecto importante neste pilar é a divulgação, ou seja, é necessário posicionar-se como um solucionador deproblemas e à disposição do mercado. Saber vender o seu trabalho, fazer o seu marketing, absorver o papel de prestador de serviço que resolve e que fornece resultados para o tomador desse serviço - o cliente. Atender ao cliente significa entender e atender as suas necessidades, trocar problemas por soluções que podemos dar com nossa competência. Precisamos saber vender, pois sem venda não há trocas, semtrocas não há soluções para os problemas. Na venda você oferece a sua competência, sua capacidade e sua experiência e conseguirá promover a troca de sua capacitação por trabalho, contrato ou emprego. E, consequentemente, por receita, salário ou honorários.

Pilar 3 - Idoneidade

Responda rápido: Quem contrataria um profissional comprovadamente envolvido em concorrências fraudulentas?Certamente só outros desonestos.
Este terceiro pilar que sustenta a empregabilidade diz respeito a idoneidade, a honestidade e a correção com a qual se conduz a vida e o trabalho dentro de princípios legais e éticos do profissional. Alguém só é contratado se for recomendado, se for honesto; só será apresentado, elogiado ou convidado se for correto, confiável. E, esta é uma questão que não tem meiotermo, aquele profissional que é competente, que tem ocupação adequada à sua vocação, sempre encontra trabalho, sempre encontra quem o apresente, dê boas referências e faça recomendações. Boas referências decorrem de um trabalho bem-feito e de uma conduta correta, exemplar.

Pilar 4 - Saúde Física e Mental

Aquele que administra sua empregabilidade, sua carreira, quer o melhor para sua vida,...
tracking img