Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREGABILIDADE E CARREIRA: Dois Lados de uma Mesma Moeda

Curso de Gestão de RH


EMPREGABILIDADE

Relacionamentos
Reserva Financeira
Saúde Fisica - Mental
Idoneidade
Competência Profissional
Adequação Vocacional

AUTO - AVALIAÇÃO PERMANENTE




Vamos entender um pouco este pilar que tanto gerar curiosidade.

Hoje em dia as empresas estão mais interessadas em suacapacidade de entregar resultados no menor tempo possível. Você, por outro lado, deve dar sua contribuição e procurar oportunidades de desenvolvimento. Nesta relação, há um ganho financeiro que, muitas vezes, terá uma parcela razoável atrelada aos resultados que conseguir realizar. E uma troca. Enquanto as duas partes precisarem uma da outra, o contrato continua. Caso haja uma perda em um doslados, ele poderá ser desfeito.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas precisam de profissionais capacitados e em constante desenvolvimento, mas para isso é importante ter um planejamento de carreira, pois cada um é responsável pela própria carreira e empregabilidade.
Atualmente busca-se um perfil profissional pautado na competência e no desenvolvimento dehabilidades. Isso se deve ao fato de que o mercado de trabalho necessita de profissionais atualizados e conscientes de sua realidade. A empregabilidade surgiu devido ao alto indice de desemprego, segundo CHIAVENATO (1999), elas provem, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do individuo novos conhecimentos e habilidades e a velocidade da reaprendizagem.Entende-se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento especifico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa. O Termo surgiu na ultima década, pela necessidade dos trabalhadores de adquirir novos conhecimentos que os habilitassem a acompanhar as mudançasno mercado de trabalho. Ate então, as oportunidades de trabalho eram oferecidas principalmente pelas indústrias. A partir daí passam a surgir vagas no setor de serviços, exigindo outro perfil de trabalhador, que tenha competência para desenvolver as novas atividades.
A empregabilidade tem como definição:
“É a capacidade humana de gerir o próprio destino e prover meios para sobrevivência”Em outras palavras:
“É a capacidade de obter trabalho e renda”.
O conhecimento é a chave do sucesso para estar bem empregado.
Inicialmente deveríamos explicar os termos de competência e habilidade, pois ambos estão diretamente relacionados com a empregabilidade. Conforme ALMEIDA (2006), a competência representa o saber efetivo da matéria enquanto a habilidade relaciona-se a execução, ouseja, sua prática.
A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Para ser inserido no mercado de trabalho é importante que o profissional tenha consciência de suas verdadeiras competências e habilidades. Portanto, não basta apenas ter um diploma, a empregabilidade exige mais do que isso.
Diante disso, a empregabilidade vem nos posicionar em relação às mudançasdo profissional nas diversas áreas de atuação, permitindo que esta seja inserida no contexto das organizações atuais e competitivas.
O profissional que tem competências e habilidades é capaz de atuar em qualquer ambiente organizacional, proporcionando mudanças e visão renovada. O mercado de trabalho exige constantes mudanças e atualização profissional, por isso o ideal é prepararem-se paraexercer novas funções, caso contrário o profissional será considerado ultrapassado e sem valor para o mercado de trabalho.
Na visão de MINARELLI (1995), os seis pilares que sustentam a empregabilidade são:
* A ADEQUAÇÃO VOCACIONAL
* COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
* SAÚDE FISICA E MENTAL
* RESERVA FINANCEIRA E FONTES ALTERNATIVAS
* RELACIONAMENTOS
O primeiro pilar é a...
tracking img