Os seis pilares da empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Seis Pilares da Empregabilidade

"O mundo é produto da vontade. Então, o Homem será, antes de mais nada,
o resultado do seu próprio projeto." Jean-Paul Satre

Primeiro recorde os ensinamentos de seus mestres na escola e de seus primeiros chefes: uma carreira bem-sucedida requer dedicação, lealdade e paciência para galgar degrau a degrau ahierarquia da empresa. Em troca, o empregador lhe dará um emprego vitalício e ao mesmo tempo cuidará de sua carreira como se você fosse uma criança indefesa. Lembrou esses preceitos, tão declamados por pais e professores? Pois bem, então esqueça-os de vez. De agora em diante você é o dono da sua própria carreira, é a era da empregabilidade.

O que mudou na verdade? A economia global mudou, as empresasmudaram e o emprego também. As formas de trabalho adquirem novas feições, deixando de ser sinônimo de segurança. O período de permanência nas empresas ficam cada vez mais curtos, enquanto as exigências em termos profissionais aumentam.

As empresas para garantir sua sobrevivência e atender às novas demandas mundiais se reorganizam e redesenham seus cargos, as estruturas emagrecem dia após dia etambém abandonam a postura paternalista de décadas e décadas de garantia do emprego eterno. Consequentemente, o processo de enxugamento em muitas organizações levam a um processo de descentralização de tomada de decisão aumentando assim a responsabilidade dos profissionais e elevando o padrão de desempenho exigido até então. A tendência à generalidade pode também ser percebida, pois se antes asempresas possuiam sete ou oito níveis hierárquicos e treinavam seus executivos para ser orientadores e estimuladores do trabalho dos subordinados, hoje isso acabou. O executivo que durante muitos anos foi aquele que fazia executar e respondia pelo resultado da equipe agora também "põe a mão na massa", respondendo pelo resultado do seu próprio trabalho e da equipe, quando ela existe.

O vínculoempregatício está cedendo lugar para novos modelos de relacionamento profissional, e para acompanhar as exigências tecnológicas, os trabalhadores precisarão reciclar-se, manter seus conhecimentos atualizados e desenvolver outras habilidades.
Trata-se realmente de uma revolução de conceitos e comportamento, que contraria décadas de educação e treinamento.

Mas afinal... o que é Empregabilidade?

Apesar de muito citada em livros, artigos a palavra empregabilidade ainda é muito nova e não consta nos dicionários. O termo nos Estados Unidos equivale a employability : a condição de dar emprego ao que se sabe, a habilidade de ter emprego.
Ter segurança profissional hoje é mais do que ter um emprego e salário. É ter a possibilidade, a condição de conseguir trabalho e remuneração,independente da idade e de estar ou não empregado. É o que se chamam de empregabilidade : a capacidade de prestar serviço e de obter trabalho.

Para aumentar a própria empregabilidade, os profissionais precisam estar aptos do ponto de vista técnico, gerencial, intelectual, humano e social para solucionar problemas cada vez mais sofisticados e específicos. Informação e conhecimento são vitais, pois ofuturo pertence às pessoas que usam a cabeça e conhecem as tecnologias mais recentes. Muito mais que isso, o profissional do qual estamos falando precisa tomar iniciativa de oferecer e vender seus serviços em vez de ficar à espera das demandas : construir bases próprias para desenvolver a sua carreira, desta forma, o emprego poderá faltar, mas não o trabalho e nem a respectiva remuneração.

Osseis pilares da empregabilidade

Adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos, estes são os seis pilares da empregabilidade, a nova base para a segurança profissional.

Para melhor entendermos este conceito, imaginem uma estrutura que tem seis pilares ou colunas, como uma mesa. Estas colunas...
tracking img