Pib x infraestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
N. do T.: artigo originalmente escrito em abril de 2007.

Toda vez que você ouvir a mídia - que sempre e em todo lugar é pró-estado - louvar o governo da vez pelo crescimento do PIB, tenha emmente apenas uma coisa: o PIB é uma estatística totalmente falsa.
É perfeitamente possível, por exemplo, que o valor do PIB cresça enquanto os lucros das empresas e a renda das pessoas caiam. Como?
OPIB registra a quantidade de bens e serviços - medidos em valores monetários - produzidos pela economia durante um determinado período. Mas ele equipara - isto é, coloca indiscriminadamente na mesmaequação - os gastos do governo e os gastos privados. E, pior, ignora completamente a riqueza e todo o crescimento potencial que são destruídos pela tributação.
Assim, imagine uma economia formada porduas pequenas e produtivas cidades. Eis que então o governo decide destruir uma delas - provavelmente aquela que oferecer uma teimosa resistência aos impostos cobrados - através de bombardeios aéreos.Após isso, ele passa a tributar mais ferozmente a outra cidade para poder pagar pelos custos militares, pela limpeza e pela reconstrução da cidade que foi destruída. Após um ano, essa cidade érestaurada. Se calcularmos o efeito líquido desse processo - exatamente da forma como são feitas as estatísticas do governo - veremos que o PIB dessa economia formada pelas duas cidades cresceu 50%.
O PIBregistra o dinheiro gasto em bens e serviços, e não a riqueza destruída por bombas, tributações, regulamentações e outras atividades governamentais. Portanto, no caso acima, o resultado do PIB seriacomo se uma terceira cidade tivesse sido adicionada à economia, quando na verdade uma foi destruída.
Como Murray Rothbard mostrou, subtrair os gastos governamentais das estatísticas do PIB, e depoisajustar para a carga tributária, fornece uma idéia muito melhor sobre o real estado da economia. O resultado obtido ele chamou de "Produto Privado Remanescente (aos Produtores)", ou PPR.
No final da...
tracking img