Pib - produto interno bruto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ib
Veris IBTA
















PIB
Produto Interno Bruto




Guilherme Araujo Arantes
2º Finanças
















São Jose dos Campos
14 de novembro de 2012
1. O que é PIB?.....................................................................................................1
1. Como émedido?........................................................................................1
2. Qual a diferença entre PIB nominal e o PIB real?.....................................1
2. PIB no Brasil ...................................................................................................2
1. Economia deve avançar .............................................................................3
2.Advertências ..............................................................................................4
3. PIB Mundial ....................................................................................................5
4. Comparação do PIB .........................................................................................7
1. O que é PIB?
O Produto Interno Bruto é o principal medidordo crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.


1. Como é medido?
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo +exportações – importações


São medidas as produções na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entram no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.

2. Qual a diferença entre PIB nominal e o PIB real?
O PIB nominal é valor calculadolevando-se em conta os preços do ano corrente: ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já o PIB real é medido com o preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.
1. PIB no Brasil
[pic]

Segundo o jornal ESTADÃO, o FMI reduz projeção de PIB brasileiro para 1,5% em 2012 e 4% em 2013.
Revisão do crescimento brasileiro foi asegunda maior feita pelo FMI entre países avançados e emergentes, ficando atrás apenas da Índia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma sensível redução da estimativa de crescimento do Brasil em 2012. A projeção passou de uma alta de 2,5%, feita recentemente em julho, para uma elevação de 1,5%, um pouco inferior à previsão do Banco Central, que há quase duas semanas passou para 1,6% suaestimativa. Tal desaceleração expressiva do País não foi sentida apenas na economia local, mas provocou impactos expressivos na América Latina, pois conforme o FMI foi responsável em grande medida pela perda de vigor da região, que registrou uma velocidade do PIB ao redor de 3% na primeira metade de 2012.
A revisão do crescimento brasileiro foi a segunda maior feita pelo FMI entre países avançados eemergentes, ficando atrás apenas da Índia, cujos números diminuíram de um incremento de 6,2% para 4,9% em 2012. De acordo com o relatório Perspectiva da Economia Mundial, divulgado hoje, o FMI também reviu para baixo a projeção do PIB do Brasil de 2013, de uma alta de 4,6% para uma elevação de 4,0%.
Para a instituição, não foi somente o contágio da crise internacional, sobretudo a recessão nazona do euro, que fez com que o País desacelerasse tanto em tão pouco tempo. "A retomada do crescimento foi abaixo do esperado no Brasil - uma importante causa do desempenho regional mais fraco - devido a condições externas precárias e à transmissão mais lenta da distensão da política monetária desde agosto de 2011 como resultado do aumento da inadimplência, depois de muitos anos de rápida...
tracking img