Envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. INTRODUÇÃO 4
1.1 Velhice e envelhecimento 4
Referencias Bibliográficas 9

1. INTRODUÇÃO

1.1 Velhice e envelhecimento

Compreende-se por envelhecimento, um fenômeno natural e processual, que vai da geração de um ser, seu nascimento e desenvolvimento até a sua morte. É o processo da vida, ou seja, envelhecemos porque vivemos. Envelhecer “é processo contínuo eprogressivo, no qual ocorrem modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas, sociais e psicológicas”. (Duarte, 2006 p. 467 apud SILVIA, MG; BOEMER, MR, 2009, p. 2).

Os conceitos de envelhecimento e velhice são distintos, sendo que o primeiro é o processo vital no qual a velhice está inserida. O processo de envelhecimento comporta, portanto, desde a fase inicial do ser humano até a velhice.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), do ponto de vista cronológico e legal, no contexto brasileiro, idosos são pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Em um país desenvolvido, uma pessoa é considerada idosa, ao completar 65 anos de idade. Já nos países em desenvolvimento, considera-se idoso aquele que completa 60 anos de idade.

Conforme dados do Censo2000, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje no Brasil, os idosos representam 14,5 milhões de pessoas, ou seja, 8,6% da população total do país. Em 1991, esse número correspondia a 7,3% da população, isso significa que em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Esse aumento do índice de idosos no país é reflexo do aumento da expectativa de vida,devido ao avanço da medicina e à redução da taxa de natalidade. A média de expectativa de vida do brasileiro hoje é de 68,6 anos. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos alcance 30 milhões de pessoas, sendo 13% do total, e a esperança de vida, alcance 70,3 anos.

Essa realidade no país mostra que cada vez mais os idosos ocupam um novo lugar na sociedade, são chefes de família, ouseja, com a renda salarial média superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.

A qualidade deste processo de envelhecimento relaciona-se com a visão de mundo do indivíduo e da sociedade em queele está inserido. O “fenômeno demográfico de elevação da expectativa de vida e de maior proporção de idosos nas sociedades tem gerado preocupação e suscitado debates sobre a velhice e o envelhecimento em todos os âmbitos...”(Tavares, 2005 p. 101 , apud SILVIA, MG; BOEMER, MR, 2009, p. 2)

Segundo Moscovici (2000), as representações sociais surgiram de um interesse pelo “poder das ideias”de senso comum, da ideia de como a sociedade partilha esse conhecimento, constituindo assim sua realidade comum e como elas se transformam de ideias em práticas. Preocupou-se em entender como os grupos com seus atos e ideias transformam e constituem a sociedade.

A representação social traz uma estrutura de valores, ideias e práticas com a dupla função de estabelecer a sociedade uma forma de seorientar e dominar o mundo real e facilitar a comunicação de seus membros através de nomeações classificatórias de vários aspectos de seu mundo e suas histórias individuais e grupais.

A formação da representação tem dois processos principais, sendo um deles a objetivação: uma forma de os indivíduos darem realidade física a um objeto inanimado, assim fortalecendo uma ideia imprecisa, o que seassocia a um conceito de imagem. No segundo momento, esse objeto se naturaliza, atuando na construção social de realidade. No conceito de ancoragem, o objeto é classificado em uma hierarquia existente nas normas e valores categoriais da sociedade. (Moscovici, 2000; traduzido por Guareschi, 2003)

Diante desses conceitos podemos perceber que cada grupo de pessoas de gerações diferentes,...
tracking img