Pib do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA – PIB BRASILEIRO



Francisco de Assis Lima

Professor-Tutor - Marcos Ferreira de Camargo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Processos Gerenciais EMD0103 – Prática do Módulo I
23/11/2011



1 RESUMO


O PIB ( Produto Interno Bruto) é o principal indicador econômico de um país e consiste na totalidade dos bens e serviços produzidos, descontadas asdespesas com os insumos utilizados no processo de produção durante o ano. O PIB do Brasil sofreu grandes transformações nos últimos tempos, avanços e recuos marcaram essa trajetória, a Economia nacional se modificou a tal ponto que elevou o Brasil ao status de grande potência, esse trabalho tem como objetivo lançar um olhar sobre esse crescimento e uma breve análise baseando-se em pesquisasoficiais e na visão de especialistas na área econômica, o avanço da Economia Nacional demonstrando o crescimento do PIB Brasileiro ao longo desse período, o impacto do crescimento do PIB Brasileiro na economia mundial e a pespectiva da continuação desse crescimento (projeção) para o futuro.


Palavras-chave: Economia, PIB Brasileiro, Crise, Crescimento



1 INTRODUÇÃO


Abordar o tema PIBBrasileiro é sempre um desafio, embora muito importante é pouco conhecido por boa parte da população, muita gente diz não saber o impacto que os dados têm sobre seu dia a dia. Especialistas dizem que o PIB serve como indicador de qualidade de vida da população. Esse trabalho lançara um olhar sobre o desenvolvimento e o crescimento do PIB do Brasil ao longo da última década, mostrando assim aimportância desse tema nos dias de hoje.

O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dosinvestimentos (formação fixa de capital bruto).

O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e

manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, oBrasil ocupa o 10º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2007). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.

Para abordar o Tema PIB é preciso primeiro entender um pouco alguns conceitos e personagens que são importantes neste assunto, tais como: O que é Economia? Quem foi Adam Smith? Como é a Economia Nacional? E, o que é PIB?



2 CONCEITO DEECONOMIA



Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”



A criação da palavra ECONOMIA é atribuída a Xenofontes (431-355 a.C.), contemporâneo de Socrates, que escreveu várias obras, entre elas uma intitulada“Econômico”, um tratado prático sobre como bem administrar o Oikos (casa).



Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam ossistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.





2.1 O PAI DA ECONOMIA



Adam Smith foi um economista e filósofo escocês, nascido em 1723. É considerado como aquele que mais contribuiu para a moderna percepção da economia de livre mercado. Segundo seu livro mais importante, “Uma investigação sobre a natureza...
tracking img