Pib no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou darenda por habitante e, em conseqüência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade. Definido nestes termos, o desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa aocorrer nos países ou Estados-nação que realizaram sua Revolução Capitalista já que só no capitalismo se pode falar em acumulação de capital, salários, e aumento sustentado da produtividade.
ETAPA 1
P IB
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante umperíodo determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região"Ano","Brasil"
Produto InternoBruto (PIB) per capita

Fonte: IBGE
PIB do Brasil em 2012
O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no primeiro trimestre de 2012, divulgado pelo IBGE em 1 de junho, apresentou um crescimento deapenas 0,2% entre janeiro e março. Se comparado ao primeiro trimestre de 2011, o crescimento foi de 0,8%. Foi um crescimento fraco que aponta um processo de desaceleração da economia em 2012.Principais fatores que causaram o fraco crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2012:
- Crise econômica na Europa;
- Queda no consumo interno (principalmente das famílias), provocado principalmentepelo aumento do endividamento das famílias;
- O aumento das importações (maior que as exportações) e o clima prejudicaram o setor agropecuário que apresentou uma retração de 7,3%.
- O crescimento fracodo setor de serviços: apenas 0,6%.
Os fatores que ajudaram a queda não ser maior:
- O setor industrial, movido pelo aumento das receitas das industriais, apresentou um crescimento de 1,7%.
- Os...
tracking img