Atmosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL











ATMOSFERA





Adriano Cenci
Amanda Gräff
Anderson dos Santos
Diego Mistura
Everton Maciel








Lajeado, junho de 2012.










Principais Composições e Poluentes da Atmosfera









Relatório apresentado na disciplina de QuímicaAmbiental, do Curso de Química Industrial, do Centro Universitário UNIVATES, como critério parcial para aprovação no semestre.


Professor: Luís Felipe Silva Oliveira








Lajeado, junho de 2012
A ATMOSFERA


A atmosfera é uma camada relativamente fina de gases e material particulado (aerossóis) que envolve a Terra. Esta camada é essencial para avida e o funcionamento ordenado dos processos físicos e biológicos sobre a Terra. A atmosfera protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.

É formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio eoxigênio. Em menores quantidades é também formado por gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N20) e vapor d'água. Por fim, fazem parte dessa mistura, em pequenas quantidades (aproximadamente 1% do total), os gases nobres (hélio, criptônio, xenônio, argônio e neônio), além de micróbios e impurezas.

A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera,termosfera e exosfera.
A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre. Esta camada tem aproximadamente oitenta por cento do peso atmosférico, ou seja, é onde o ar está mais concentrado. É ao longo dos seus aproximadamente 12 km de espessura onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos.
A estratosfera aparece uma grande concentração de ozônio, um composto formado por átomos de oxigênio,a conhecida camada de ozônio, que funciona como um filtro para os raios solares. Ela absorve a radiação solar ultravioleta, deixando passar apenas parte deles e protegendo a vida da Terra.

A mesosfera possui uma camada de aproximadamente 50km de espessura. Sua temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno daaeroluminescência.
A ionosfera possui uma grande quantidade de íons, átomos eletricamente carregados. Essa camada tem uma espessura de aproximadamente 470km. O ar da ionosfera é extremamente rarefeito e ainda assim oferece suficiente resistência aos meteoros, que bombardeiam diariamente a Terra, fragmentando-os.
A exosfera é a camada mais externa da atmosfera. Chega a confundir-se com o espaçocósmico. O ar existente nessa camada é tão rarefeito que os grupamentos atômicos chegam a atravessar distâncias enormes sem se chocarem.


[pic]
[pic]

[pic]SEM EFEITO DA CHUVA ÁCIDA
[pic]EFEITO DA CHUVA ÁCIDA


1 Composição da Atmosfera


O termo atmosfera é utilizado para definir a atmosfera sob condições normais de temperatura e pressão compostas por substâncias em concentrações médiasencontradas na atmosfera limpa, ou seja, na atmosfera que não sofreu alterações antropogênicas.

Esta composição representa a concentração média dos gases presentes no ar sem que eles tenham sofrido alguma alteração através de fontes antropogênicas e naturais.

Considera-se poluente do ar qualquer substância presente na atmosfera em concentrações tais que possam torná-la imprópria, nociva ouofensiva à saúde, inconveniente ao bem estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora, ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
A classificação dos poluentes atmosféricos é feita a partir de dois critérios: Quanto à estabilidade química do poluente e quanto ao grupo de compostos químicos a que o contaminante pertence.


2...
tracking img