Piajet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Animais e o Magnetismo


Devido à ação do campo magnético da Terra e da mesma forma que as agulhas imantadas das bússolas, que sempre apontam para o norte devido à atração magnética, alguns animais parecem também ter uma espécie de radar, ou orientação magnética.

O que é o magnetismo?
Uma carga elétrica em movimento cria um campo magnético no espaço em torno dela, o qual atua sobreoutra carga que também esteja em movimento.
Como um grande ímã, a Terra possui um campo magnético, em que cada ponto possui o vetor indução magnética B, sendo que sua direção e sentido estão saindo do pólo Norte e chegando ao pólo Sul.


Se uma partícula eletrizada com carga positiva +q for lançada de maneira a passar em um ponto com campo magnético B e velocidade v, o campo magnéticoexercerá sobre esta carga uma força magnética F, perpendicular ao plano dos vetores v e B.
Os cientistas verificaram que o módulo da força magnética F depende do valor da carga q, do módulo da velocidade v e do ângulo formado entre os vetores v e B(com F perpendicular aos vetores v e B), sendo a seguinte relação entre esses vetores:
F m = q v × B sen θ


O planeta Terra é um gigantesco ímã onde ograu máximo de atração magnética se encontra nos extremos, chamados Norte e Sul magnéticos. Eles diferem-se dos Norte e Sul geográficos, já que são respectivamente Sul e Norte magnéticos.
Um dos desafios da ciência no futuro é chegar a entender profundamente o funcionamento do campo magnético da Terra, gerado pelo ferro fundido em seu núcleo.

Como funciona uma bússola?
Uma cápsulacontendo a agulha magnética preenchida por um líquido, que em geral é um óleo pouco viscoso. O líquido existe para dar estabilidade à agulha. Suspensa pelo centro de gravidade, a agulha aponta sempre pelo para o eixo norte-sul, ao seguir a direção do centro magnético da Terra, ou seja, indica o pólo. A agulha tem seu pólo norte sempre pintado de vermelho.
A bússola é sem dúvida o instrumento maisconhecido dos descobrimentos, pois ajuda a encontrar as direções. Indicando sempre o Norte, é uma ajuda preciosa para todo e qualquer navegador.













Animais e o magnetismo

Curiosamente, muitos animais, entre eles as vacas, lagostas, tartarugas, pombos, ornitorrincos, moscas e até mesmo bactérias parecem ter um "sexto sentido" magnético. O campo magnético gerado pelaTerra é detectado pelos animais e transformado em sinais neurais, que são levados para o cérebro pelo sistema nervoso. . A informação magnética do grande “ímã” terrestre pode ser usada então para orientação espacial. Esse processo, chamado magnetorrecepção, tem sido bastante estudado em vários grupos de animais. Mas os mecanismos pelos quais o campo geomagnético é percebido e transmitido aosistema nervoso ainda são desconhecidos. Novos dados reforçam a hipótese de que essa sensibilidade ao campo se deve à presença de partículas magnéticas em estruturas conectadas ao sistema nervoso dos animais. A pesquisa é fruto do doutorado da física Jandira Oliveira no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e contou com a colaboração da Universidade Técnica de Munique (Alemanha).

Algunsexemplos:

1. Pombos-correio

· Os pombos-correios se orientam graças ao campo magnético da Terra e não ao seu olfato, indica estudo publicado pela revista "Nature", que chama atenção para a existência de magnetita (Fe[->0]3O[->1]4) no bico das aves.
· Segundo a pesquisa, esse "ímã natural" permite aos pombos ter uma percepção magnética dos percursos e cobrir grandes distâncias sem seperderem, regressando depois ao ponto de partida.
· Numa experiência, os pombos-correios foram colocados num túnel de madeira com uma bobina elétrica móvel em sua parede externa. Os pássaros se dirigiam para uma das saídas do túnel se o campo magnético era perturbado, e para o outro no caso contrário.
· Quando os pesquisadores colocavam um ímã em seus bicos, a capacidade para seguir as instruções...
tracking img