Teste piajet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Foi criada em 1956, na Faculdade de Ciências de Genebra, por Jean Piajet, o Centro Internacional de Epistemologia Genética, onde iniciou-se uma investigação sistemática, com auxilio de extensa equipe, sobre o desenvolvimento do pensamento da criança nas diversas formas de pensar (moral, abstrato, lógico e concreto).
As conclusões dos estudos, derivados da aplicação de testes emcrianças desde tenra idade, provaram que as aptidões para o raciocínio evoluem segundo estágios sucessivos ao longo do desenvolvimento físico da criança. Dada essa relação, concluiram que como a aptidão para o raciocínio acompanhava o desenvolvimento orgânico teriam também, então, raízes em estruturas orgânicas ou genéticas. Para Piajet, isso contrariava a fórmula comportamentalista S-R, queexpressa o estímulo e a resposta sem a representação do que existe na mente que identifica o estímulo e permite a resposta.
Em Piajet, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório-motor - em que a ação envolve os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos e, o pensamento se dá somente sobre as coisas presentesna ação que desenvolve - para o periodo operatório. Por fim, por volta da adolescência, chega ao estágio operacional-formal, em que pensa em coisas completamente abstratas, sem necessitar da relação direta com o concreto. Os estágios têm caráter integrativo. As estruturas construídas a um nível dado são integradas nas estruturas do nível seguinte.
O período operatório, que é objeto deste estudo,subdivide-se em pré-operatório e operatório concreto. O presente trabalho visa observar experimentalmente (testes) as afirmações Piajetianas referentes ao desenvolvimento cognitivo da criança, com relação a noção de vários tipos de conservação que são elaborados durante o período das operações concretas e que diferencia os dois estágios. Conservação é definida por Piaget como a capacidade deperceber que apesar das variações de forma ou arranjo espacial, uma quantidade ou valor não varia se dele não se retira ou adiciona algo.
Na criança surge entre os 7 e os 12 anos durante o estágio das operações concretas, variando conforme a quantidade ou valor a considerar. Assim é á partir dos 6/7 começa a conseguir conservar números, comprimento e quantidade de liquido. Em seguida vem aconservação de substância (7/8 a), área (9/10 a), e volume (11/12 a).
Parece ser dupla a razão desta especificidade. Primeiro porque determinadas quantidades (volume) tem uma possibilidade de experiência concreta mais remota que outras (comprimento). Depois porque o raciocínio da criança inicia-se pela percepção concreta que ela tem das coisas. Assim por exemplo, uma criança dirá que o volume é maiorou menor porque assim "parece"; e não por abstrair que a variação de determinada dimensão se compensa pela variação de outra.
O domínio da percepção é típico da fase pré-operacional. Por isto, a introjeção de objetos e eventos progressivamente mais complexos demanda um concomitante e progressivo amadurecimento da criança. Significa dizer portanto, que é só na medida que este domínio da percepçãoconcreta começa a diminuir, que a conservação de quantidades começa a poder ser percebida.

II. Objetivos.
Baseados nos princípios de conservação de quantidade de substância da teoria piagetiana - conhecimentos do domínio físico, este estudo propôs-se verificar se a criança possui ou não a noção de conservação de substância, caracterizando-as individualmente em qual fase dedesenvolvimento o pensamento da criança se encontra, sendo estas a fase I – não conserva, a fase II – fase de transição, e fase III – conserva a noção de substância.

III. Método

1. Participantes
Participaram desta pesquisa 4 crianças (2 meninos e 2 meninas), com idades variando entre 4,5 e 11 anos, cujas características de identificação encontram-se descritas abaixo.
O único critério...
tracking img