Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade da Beira Interior – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Psicologia e Educação
Psicologia do Desenvolvimento I
1º Ciclo – Ano lectivo 2011/2012

Relatório
Aplicação das Provas Piagetianas

Relatório elaborado pelas Discentes:
Márcia Liliana Ribeiro, nº29299
Maria Dias, nº29072

Docentes:
Rosa Marina Afonso
Ana Cláudia Silva

Dezembro/Janeiro de 2011/2012Agradecimentos

No final deste trabalho não podemos deixar de expressar o nosso sincero agradecimento às pessoas que, directa ou indirectamente, contribuíram para a concretização desta experiência.
Assim, agradecemos:
- À direcção do infantário “Bolinha de Neve” pela disponibilidade e simpatia com que fomos recebidos;
- Às crianças do infantário que foram muito receptivas para connosco, sem elas nãoseria possível a realização desta experiência;
- Às docentes Claúdia Maria Silva e Rosa Marina Afonso pela imprescindível colaboração e orientação na realização deste trabalho.

Resumo

O presente relatório reporta a experiência realizada com crianças, de idades compreendidas entre os 4 e 5 anos cujo objectivo principal foi avaliar o desenvolvimento psicológico definindo os estádios dedesenvolvimento em que estas se encontram.
Para podermos fazer essa avaliação foram utilizadas as Provas Piagetianas, nomeadamente a prova da conservação dos líquidos e a prova da conservação da substância.

Palavras-chave: Provas Piagetianas, Conservação da Substância, Estádios do desenvolvimento psicológico, Avaliação, Desenvolvimento Cognitivo.

Índice

Introdução 5

Contextualização das Experiências6

Objectivos da Experiência 6

Experiência – Conservação da Substância 7
A. Conceitos 7
B. Princípios 7
C. Material 8
D. Procedimento Experimental (Ver em Anexo 1) 8
E. Resultados 8
1. Resultados Esperados 8
2. Resultados Obtidos 9
3. Interpretação dos resultados /Conclusões 16

Referências Bibliográficas 18

Anexos 19

Introdução

Este relatório reporta os resultados obtidos naactividade realizada na unidade curricular “Psicologia do Desenvolvimento I”, no âmbito do estudo do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget com o objectivo de analisar transacções ocorrentes ao nível das características do pensamento relativas à conservação, durante as mudanças qualitativas entre o pensamento pré-operatório e as operações concretas. Possui também como objectivo decidir comprecisão o nível de aquisição do conceito de conservação da quantidade da criança observada, e por fim identificar a etapa de desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra.
Jean Piaget foi um Psicólogo, epistemológico e filósofo de origem suíça que estudou as funções cognitivas humanas, principalmente a percepção, a inteligência e a lógica, e considerou a actividade do indivíduo um factordeterminante na construção do conhecimento. Deste modo, concluiu que as crianças nascem sem mecanismos lógicos internos e que os desenvolvem com a experiência, processo este executado ao longo de 4 estádios de desenvolvimento. (Papalia, Olds & Felman, 2001)
Piaget propôs testes, onde se incluem as tarefas de correspondência termo a termo, conservação da substância, conservação dos líquidos,conservação das quantidades descontínuas, conservação do peso, mudança de critério, inclusão de classes, troca um a um e, por fim, seriação de varetas.
Os testes escolhidos para a realização da nossa experiência foram os testes de conservação da substância e conservação dos líquidos, no entanto iremos analisar ao longo deste relatório apenas a experiência da conservação da substância dadas as divisõesfeitas por parte da docente relativamente à concepção dos relatórios experimentais.

Contextualização das Experiências

No dia 7 de Dezembro de 2011 deslocámo-nos ao estabelecimento de ensino pré-escolar “Bolinha de Neve” para a realização de duas provas piagetianas, denominadas: conservação dos líquidos e conservação da substância.
Realizámos a prova da conservação da substância, com uma menina...
tracking img