Physis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

JULIARA GIGLIOTTI















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: DIFERENÇAS NO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO E NO MÉTODO TRADICIONAL



















Jaú
2012


Juliara gigliotti

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: DIFERENÇASNO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO E NO MÉTODO TRADICIONAL













Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang,Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Graziela Mori Gusmão Marques
Tutor(a) de sala: Aparecida Elizabeth Toribio Vidal







Jaú
2012

Introdução


O objetivo desse trabalho é falar como são os métodos tradicional na pedagogia e os metódos histórico-crítico, e discutirsuas principais diferenças fundamentais.
Como ocorrem essas mudanças durantes os séculos até nos dias de hoje, e destacar as funções da escola e do professor nesse papel.
Dessa forma, consideramos todos esses elementos com base do conteúdo estudados, tendo debates e reflexões que o método tradicional e o histórico-crítico são dois métodos que estudam a educação diferencial na escola.O método histórico-critico relaciona a uma educação cientifica e estuda o sentido do texto antigo.
Enquanto, o método de ensino tradicional relaciona a uma educação que possui um modelo firmado e certa resistência em aceitar inovações, e por isso foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70.
Por isso, estaremos discutindo no texto abaixo, suas educação e os métodosrelacionados.
















Desenvolvimento

A Pedagogia Histórico-Crítica é um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar. Este artigo propõe demonstrar aos educadores os pressupostos dessa Pedagogia, a qual tem seus fundamentos epistemológicos no Método Dialético de Elaboração do Conhecimento e na Teoria Histórico-Cultural.
Através daDidática evidenciamos o método dessa pedagogia e sua viabilidade na prática docente. Esse trabalho foi desenvolvido com professores do curso de Formação de Docentes.
Propusemos um estudo teórico para chegarmos a uma prática consciente dentro da perspectiva histórico-crítica. Apresentamos a síntese dos resultados obtidos pela prática docente desses professores, onde podemos constatar que estaé viável e aplicável, devendo ser utilizada como uma prática recorrente pelos educadores comprometidos com o processo ensino-aprendizagem, galgando um ensino de qualidade para Todos .
O método histórico-crítico é o método indispensável para o estudo científico do sentido dos textos antigos. Como a Santa Escritura, enquanto « Palavra de Deus em linguagem humana », foi composta por autoreshumanos em todas as suas partes e todas as suas fontes, sua justa compreensão não só admite como legítimo, mas pede a utilização deste método.
A formação de um aluno crítico e criativo depende justamente da bagagem de informação adquirida e do domínio dos conhecimentos consolidados. Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas quepermitem aos alunos participar.
Geralmente, as aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização. O professor é o guia do processo educativo e exerce uma espécie de “poder”. Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos. As avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o...
tracking img