Physis e nomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se põe entre os gregos a distinção entre physis e nomos?
No século V a.C, em Atenas, iniciou-se um debate entre os que defendiam, na moral, o primado da natureza (Naturalismo) e osque defendiam o primado da convenção (Convencionalismo). Os naturalistas, portanto, representavam a physis e os convencionalistas o nomos. A Physis era, para os gregos, a ideia de um DireitoNatural. Todos os seres humanos nascem iguais, com a mesma essência. Porém, cada um tem um papel diferente na sociedade, e essa diferença não é fruto da natureza, mas sim da convenção(Nomos).
Physis consistia na ideia de que existem coisas e ações que são belas e boas em si próprias, independentemente das circunstâncias. Essas características intrínsecas são consideradaseternas e imutáveis. No plano moral, os enunciados éticos são encarados como fatos naturais verificáveis.
Nomos era o pensamento representado pelos Sofistas, e contrário à Physis, onde leise culturas são criações especificamente humanas, e surgiram por oposição à natureza. Estas permitiam que o homem superasse sua condição selvagem e fosse civilizado. Para os sofistas, aúnica ‘‘lei natural’’ existente era a busca do prazer e o poder dos mais fortes sobre os mais fracos, sendo as leis escritas feitas para defender estes ou proteger os interesses daqueles. Osvalores morais também fazem parte das invenções humanas, e, portanto, são historicamente determinados, negando assim a existência de valores universais (relativismo moral).
Aristótelesacreditava num possível equilíbrio entre a natureza e as convenções sociais, o que se resumia na ideia de Justo Político: justo natural unido ao justo legal. Já para Platão as leis humanas nãoderivam da natureza, mas devem estar em harmonia com esta. O justo está no campo das ideias, porém o único direito que realmente importa é o escrito, com o qual é possível se ter contato.
tracking img