Peter drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”
PETER DRUCKER | BIOGRAFIA

Peter Ferdinand Drucker, falecido aos 95 anos, em Novembro de 2005, foi um homem de sete ofícios: economista, analista financeiro, jornalista, conferencista, consultor, autor e professor. Emtodas estas profissões, viveu sempre de modo simples, sem secretária, batendo as próprias cartas numa máquina de escrever.
Foi igualmente um homem marcado pela influência de várias culturas. Nasceu na Áustria (onde permaneceu até à adolescência), fez os estudos na Alemanha (até ao regime nazi ter chegado ao poder) e trabalhou na City londrina (até casar com a sua companheira de sempre, DorisDrucker). O casal emigrou para os Estados Unidos, quando Drucker tinha apenas 26 anos. Neste país sempre foi considerado o grande embaixador da tradição intelectual européia. Enquanto a saúde o permitiu, tentava viajar todos os anos para a Ásia, em particular para o Japão – país cuja cultura sempre o fascinou e onde ainda hoje tem a maior legião de fãs.
Apesar de sempre ter odiado o rótulo de “guru”(que associava a charlatanismo), existe uma grande unanimidade entre o meio acadêmico e empresarial sobre o fato de não existir outra pessoa no mundo que mereça ostentar tal título. Afinal foi quem inventou a Gestão como disciplina e definiu as funções do gestor moderno. Foi um dos raros pensadores que se pode gabar de ter mudado o mundo com as suas idéias ao inventar conceitos como as(re)privatizações, a gestão por objetivos ou a descentralização nas empresas.
O maior legado de Drucker está, porém, na sua capacidade de interpretar o presente e de perceber as suas implicações para o futuro. Drucker tinha a capacidade de vislumbrar as tendências que irão produzir mudanças na sociedade, na economia e nas empresas. A ele se deve o diagnóstico de "descontinuidades" como a ascensão dosfundos de pensões no capital das empresas cotadas ou a emergência dos trabalhadores do conhecimento. Foi o primeiro a alertar que os trabalhadores são os donos do ativo (o conhecimento) mais precioso da sociedade atual que ele apelidou de “pós-capitalista”.
Acima de tudo, tornou a Gestão uma disciplina séria e respeitada, e acessível a milhões de pessoas.
Na sua visão, a Gestão é uma disciplinaprática e humanista. É uma "arte" que se alimenta de ciências como a Economia, Psicologia, História, Matemática, Teoria Política e Filosofia. E é também uma prática – como a Medicina – no sentido em que não interessa se o tratamento é, ou não, científico, mas sim se cura o doente.
No seu entender, a gestão é fundamentalmente uma ciência social que lida com pessoas e cujo âmbito não se confina aomundo empresarial (por isso, o autor dedicou vários livros ao mundo das organizações sem fins lucrativos). Apesar de todas estas contribuições, Peter Drucker, com a sua proverbial modéstia, recusava o título de ‘pai’ do Management.

PETER DRUCKER | NUM MINUTO

* Explicou como gerir a grande empresa (corporation, no dizer dos americanos);
* Garantiu que a gestão se podia aprender, que nãoera exclusiva de uns quantos iluminados;
* Projetou de novo o papel do “empreendedor”, a mais importante personagem na inovação do tecido econômico;
* Revelou a sociedade emergente do nosso século, baseada no conhecimento;
* Deu nobreza à gestão em todo o gênero de organizações sem fins lucrativos.

PETER DRUCKER | VIDA E PENSAMENTO

Sem sombra de dúvida, Peter Drucker é oprincipal pensador empresarial e das teorias da Administração no Século XX, despontando no Século XXI em pleno vigor intelectual, cheio de energia e, o que é mais importante, com idéias sempre brilhantes. Sua obra é extremamente abrangente, tendo escrito sobre tudo o que os executivos fazem, pensam e enfrentam.
Suas idéias sempre são discutidas, analisadas, estudadas, tanto nas empresas quanto nas...
tracking img