Peste bubonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A peste bubônica (português brasileiro) ou bubónica (português europeu), também chamada simplesmente de peste, é uma doença pulmonar ou septicêmica, infectocontagiosa, provocadapela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do Rato-preto . A pandemia mais conhecida da doença ocorreu no fim da Idade Média, ficando conhecidacomo Peste Negra, quando dizimou 1/3 da população europeia na época.
Recebia esse nome porque um dos sintomas da peste era o aparecimento de manchas negras - pretas, da cor do Rato,e inchaços nas axilas, virilhas e pescoço, áreas sensíveis do organismo; e estes manchas eram chamados de "bubões". O aparecimento do chamado "bubão". Pela não existência de"defesas orgânicas". Ou seja, de se ter um organismo resistente e/ou "vacinado", conforme a terminologia utilizada no Mar, pelas antigas Companhias de Navegação Marítimas, a tal parasitase manifestava e multiplicava,em colônias era certeza de morte da pessoa enferma, o Capelão de bordo já administrava a chamada "Extrema Unção". Muitas vezes depois da Extrema -Unção o paciente milagrosamente se recuperava, segundo os Diários de Bordo das Companhias Anglo-brasileiras que operavam no Brasil e Portugal.


Necrose causada pela pesteSintomas: O sintoma mais conhecido da peste bubônica é uma infecção das glândulas linfáticas as quais se tornam inchadas e dolorosas. São conhecidas como bubões. Depois da transmissãopela mordida de uma pulga infectada, a bactéria Y. pestis se instala em um nódulo linfático inflamado onde começa sua colonização e reprodução. Os bubões associados com a pestebubônica são mais comummente encontrados nas axilas, virilhas e regiões do pescoço. A gangrena periférica ( ex.: dedos das mãos e pés, lábios e nariz )também é um outro sintoma.
tracking img