pesti bubonica

526 palavras 3 páginas
A peste bubônica (português brasileiro) ou bubónica (português europeu), também chamada simplesmente de peste, é uma doença pulmonar ou septicemia, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do Rato-preto . A pandemia mais conhecida da doença ocorreu no fim da Idade Média, ficando conhecida como Peste Negra, quando dizimou 1/3 da população européia na época.
Recebia esse nome porque um dos sintomas da peste era o aparecimento de manchas negras - pretas, da cor do Rato, e inchaços nas axilas, virilhas e pescoço, áreas sensíveis do organismo; e estes manchas eram chamadas de “bubões”. O aparecimento do chamado "bubão". Pela não existência de "defesas orgânicas". Ou seja, de se ter um organismo resistente e/ou "vacinado", conforme a terminologia utilizada no Mar, pelas antigas Companhias de Navegação Marítimas, a tal parasita se manifestava e multiplicava,em colônias era certeza de morte da pessoa enferma, o Capelão de bordo já administrava a chamada "Extrema Unção". Muitas vezes depois da Extrema - Unção o paciente milagrosamente se recuperava, segundo os Diários de Bordo das Companhias Anglo-brasileiras que operavam no Brasil e Portugal.

Necrose causada pela peste
Sintomas: O sintoma mais conhecido da peste bubônica é uma infecção das glândulas linfáticas as quais se tornam inchadas e dolorosas. São conhecidas como bubões. Depois da transmissão pela mordida de uma pulga infectada, a bactéria Y. pestis se instala em um linfático inflamado onde começa sua colonização e reprodução. Os bubões associados com a peste bubônica são mais comum mente encontrados nas axilas, virilhas e regiões do pescoço. A gangrena periférica ( ex.: dedos das mãos e pés, lábios e nariz )também é um outro sintoma.
Devido a forma de infecção através da mordida da pulga, a peste bubônica é a primeira causa de um série progressiva de doenças. Os sintomas da doença aparecem repentinamente, geralmente de dois a cinco dias após

Relacionados