Pesquisa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPM
CURSO DE JORNALISMO
METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSOR TATSUO IWATA

CSJN1A

PROJETO DE PESQUISA

INTEGRANTES
ALBERTO SIMANTOB
CLARA TARANTO
FELIPE SUCASAS
LAURA RUBIANES
MARINA TUMSCITZ
REBECA DANTAS

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2012

2. Folha de Rosto:

Jornalismo Impresso Vs. Jornalismo Digital.

Projeto de Pesquisa.

Responsáveis pelo projeto:

AlbertoSimantob
Clara Taranto
Felipe Sucasas
Laura Rubianes
Marina Tumscitz
Rebeca Dantas

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2012.

3. Resumo:
O projeto a seguir visa compreender as relações dos jovens entre 18 e 21, estudantes da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, com os novos meios de se obter informações e os meios mais tradicionais (Jornalismo Impresso eJornalismo Digital).

4. Sumário:
1 ................................... Capa - 1
2 ................... Folha de Rosto - 2
3 .............................. Resumo - 3
4 .............................. Sumário - 4
5 .................................. Tema - 5
5.1....... Delimitação do Tema - 5
5.1.2................... Justificativa - 5
5.1.3.... Problema e Hipótese - 55.1.4..................... Problema - 5
5.1.5....................... Hipótese - 5
6 ........ Revisão Bibliográfica - 6
6.1................... Referências - 10

5. Tema:
Jornalismo Impresso Vs. Jornalismo Digital.
5.1. Delimitação do Tema:
Esse estudo busca entender as novas relações do público leitor jovem, entre 18 e 21 anos, com as novas formas de se buscar informação, em sites e blogsespecializados, estudantes da ESPM do Rio de Janeiro.
5.1.2. Justificativa:
A relevância e importância do tema proposto é investigar as relações atuais das mídias impressas e digitais e suas relações com jovem leitor, estudante entre 18 e 21 anos.
A motivação individual, profissional, social e teórica para escolher o tema é entender a nova relação do leitor com os jornais e também as relações“jornal x mídias digitais”.

As razões para o estudo se baseiam no presente e o futuro dos jornais impressos e sua relação com o jovem em seu dia a dia, já que estatisticamente as mídias digitais e seus principais usuários, os jovens, substituem e podem levar ao fim da mídia impressa.
5.1.3. Problema e Hipótese:
5.1.4. Problema:
Quais são os aspectos que levam os jovens entre 18 e21anos, estudantes da ESPM RJ, a preferirem a busca por informações em sites, blogs e versões online de jornais do que em jornais impressos?
5.1.5. Hipótese:
Atualmente, os jovens têm optado por informações rápidas, práticas e com interatividade, que geralmente os novos meios vêm fornecendo.
6. Revisão Bibliográfica:
Transformações tecnológicas, sociais, culturais e cognitivas foramdesencadeadas pela Reforma Digital. Desde os tempos antigos, as pessoas vêm criando seus instrumentos públicos informativos e, a partir daí, muitas evoluções aconteceram, como a mudança da forma em que os textos são transmitidos ao seu público. Os leitores sempre se interessaram em saber o que acontece à sua volta no dia-a-dia, e a migração das notícias para o meio eletrônico tornou essa práticaainda mais fácil e constante.
O período de mudanças nos meios de comunicação vem ocorrendo ao longo de muitas décadas, passando por elas o jornal impresso, o rádio, a televisão com seus telejornais e, atualmente, a internet. A visão do jornalismo como profissão e como negócio está sendo confundida, graças às mudanças que estão ocorrendo na e pela mídia digital. Durante todo esse tempo, as mudançasmais tumultuadas nesse cenário de comunicação foram os telejornais e o jornalismo online e, com eles, são alterados, automaticamente, os meios de distribuição e produção das notícias. É notória a diferença nos meios quanto à interatividade, notícia em tempo real, hipertextualidade, qualidade e forma dos textos e design.
O jornalismo impresso, hoje em dia, sofre com um concorrente que, pela...
tracking img