Serial killer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO MARANHÃO
CURSO DE DIREITO

Guilherme Aroucha Reis Costa
Leonardo Mendes de Oliveira
Martinho Gomes Pinheiro Filho

SERIAL KILLER

São Luís
2012
SERIAL KILLER

Guilherme Aroucha Reis Costa
Leonardo Mendes de Oliveira
Martinho Gomes Pinheiro Filho

Trabalho apresentada ao Curso de Direito da Faculdade do Maranhão, para a obtenção parcial de nota da disciplinaPsicologia juridica.

Prof. Marcos Antônio dos Santos Lima

São Luís
2012
1 INTRODUÇÃO

Uma pessoa fria, egoísta, sem sentimentos de piedade e com habilidade para mentir. Vaidoso e que, em cada assassinato, quer deixar sua marca. Este é o perfil de um serial killer, segundo os especialistas.
É um criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com uma certa frequência, geralmente seguindoum modus operandi. Muitos dos que foram capturados aparentavam ser cidadãos respeitáveis - atraentes, bem sucedidos, membros ativos da comunidade - até que seus crimes foram descobertos.
A melhor definição de assassinato serial foi publicada pelo Instituto Nacional de Justiça em 1988, onde retrata que é uma série de dois ou mais assassinatos cometidos como eventos separados, normalmente, mas nemsempre, por um infrator atuando isolado. Os crimes podem ocorrer durante um período de tempo que varia desde horas até anos. Quase sempre o motivo é psicológico, e o comportamento do infrator e a evidência física observada nas cenas dos crimes refletiram nuançias sádicas e sexuais.

2 ELEMENTOS INFLUENCIADORES NA FORMAÇÃO DE UM SERIAL KILLER
2.1 Biológicos, psicológicos e sociais
Geralmente oserial killer demonstra três comportamentos durante a infância, conhecidos como a "Tríade MacDonald": urinam na cama (enurese noturna), causam incêndios, e são cruéis com animais. Estas, porém, não são as únicas características observadas e que podem ser comuns para muitos deles.
As características biológicas são influenciadoras de fatores genéticos e hereditários e que em algum momento da vidacontribuiu para modificar o comportamento do indivíduo e consequentemente a sua forma de atuar distorcida moralmente da sociedade.
As psicológicas tais como as doenças mentais que interferem na capacidade de julgamento do indivíduo, como nos casos em que a pessoa apresenta quadros de delírio e perseguição, seja contra ela mesma ou contra outras pessoas.
E as características sociais onde oindivíduo é submetido a um ambiente desigual, preconceituoso, com requintes de violência seja doméstica ou sexual, pondendo transformá-lo em uma pessoal extremamente cruel, sem remorso e sem culpa. (CASOY, 2008, p. 25)
CASOY, Ilana. Serial Killer Made in Brazil. 6. ed. São Paulo: Ediouro, 2008

3 ELEMENTOS DA AÇÃO DE UM SERIAL KILLER
3.1 Modus operandi

Esses três elementos são essencias parase identificar o trabalho desses criminosos. O modus operandi assegura o sucesso do criminoso em sua empreitada, protege a sua identidade e garante a fuga. Mas encontrar o mesmo modus operandi em diversos crimes não é suficiente para conectá-los, pois a atuação é dinâmica e se sofistica de acordo com o nível de experiência.
Define-se o modus operandi observando e estudando a arma, a vítima e olocal dos crimes. O modus operandi pode mudar, de acordo com as práticas dos crimes, pois o assassino vai sofisticando e aperfeiçoando seus métodos.
Esses assassinos podem ser nômades são aqueles que mudam várias vezes de um lugar; vão matando conforme suas viagens, em vários Estados ou até países diferentes, o que dificulta a ação da polícia e também territoriais, que são a maioria dos serialkillers, estabelecem um limite territorial para atuar, podendo ser uma cidade, um bairro ou até mesmo em áreas mais restritas. Assassinos estacionários são mais esporádicos, praticando seus crimes num local, podendo ser na sua própria residência, onde trabalham ou até mesmo em hotéis em que estejam hospedados.

3.2 Assinatura

Uma marca importante da ação dos serial killers é a assinatura, que...
tracking img