Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
A criminologia tem como função básica informar a sociedade e os poderes públicos sobre seu objeto, reunindo um núcleo de conhecimentos, os mais seguros e contrastados, que permita compreender cientificamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficácia e de modo positivo no homem delinqüente, evitando quando possível que o delito seja cometido, ou determinando as sançõesquando não de pode evitar o delito.
Os crimes de pedofilia vêm tomando grandes proporções e com isso se tornando destaque em diversos canais de comunicação. São crimes praticados por pessoas acima de qualquer suspeita, de reputação ilibada. São sacerdotes, políticos, médicos, professores, familiares, enfim, não importando a posição social ou o nível cultural desses indivíduos. Recentemente amídia vem abordando os casos de pedofilia, sobre tudo, os cometido por sacerdotes, membros da Igreja Católica, acusados de abusar sexualmente de crianças deixadas sob seus cuidados. O aumento da incidência dos crimes de pedofilia chama a atenção para que sejam tomadas medidas sob o ponto de vista preventivo. A falta de informação e de conhecimentos sobre as formas de agir do pedófilo, e que muitasvezes tem sua existência ignorada por boa parte da população, torna a sociedade um alvo fácil de suas ações criminosas e pervertidas.
A criminologia moderna tem como objetivo mister retratar o universo da pedofilia,em suas peculiaridades da forma mais abrangente possível, dando subsídios para que as pessoas possam conhecer toda estrutura do universo criminoso do pedófilo,suascaracterísticas e seu modo de agir.A análise faz referência à importância do diálogo por parte dos pais com suas crianças, explicando para estas sobre os crimes de pedofilia,cuja atuação vem se intensificando nos sites de relacionamento. Campanhas de combate à Pedofilia veiculada em todos os canais de comunicação seria uma forma de coibir esses criminosos, uma vez que toda sociedade ficaria em estado dealerta.As escolas também teriam seu papel no tocante a discussão do assunto, de passar para as crianças,dentro de uma didática,os perigos que representa um pedófilo e como se proteger dele; como por exemplo, de contar aos pais sobre atitudes estranhas praticadas por algum adulto.
Ao conceituar-se o delito pedofilia a Organização Mundial da Saúde (OMS) traz que o mesmo “é um transtorno de personalidadeda preferência sexual que se caracteriza pela escolha sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou de outro sexo, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade”. Em análise ao DSM-IV(Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) que traz critérios que servem como supedâneo para análise do delito em questão, o transtorno de pedofilia começa, geralmente,na adolescência, embora alguns indivíduos analisados afirmem que só começaram a sentir atração por crianças a partir dos 50 anos.



2 Desenvolvimento
O pedófilo pode até relacionar-se, ocasionalmente com pessoas adultas, mas seu objeto de prazer é a criança. Sua libido está direcionada para a criança e dela não consegue desvencilhar-se. Do ponto de vista médico, a pedofilia éuma psicopatologia, perversão sexual com caráter compulsivo e obsessivo. Já sob o ponto de vista do conceito social, a pedofilia é definida pela atração erótica por crianças.Esta atração pode ser elaborada no terreno da fantasia ou se materializar em atos sexuais com meninos e meninas.
A visão do pedófilo:
Segundo os pedófilos . Pedofilia é uma orientação sexual, como heterossexualidade,homossexualidade, bissexualidade, etc. Clinicamente falando, um pedófilo é uma pessoa adulta que deseja sexo com crianças. Dependendo dos gostos e preferências do pedófilo, a criança pode variar em idade. Pedófilos podem ser heterossexuais, homossexuais, e bissexuais - tanto quanto as acima mencionadas orientações. A palavra pedófilo significa "amante de crianças", e isso é exato - já que...
tracking img