Inadiplentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A inadimplência é uma preocupação econômica no Brasil que vêm sendo apresentada atualmente, tornando-se um pesadelo nas instituições financeiras é uma situação de atraso de divida, ou seja, inadimplente é aquele que deixou de pagar suas dividas em dia. A inadimplência é responsável por grande parte dos resultados nas empresas e pelo desenvolvimento e crescimento da economia do país.Atualmente as empresas vivenciam cada vez mais um clima de concorrência acirrada, assim são os Institutos de Ensino Superior, onde na busca de captação de alunos criam em suas práticas algumas modalidades de operações a prazo.
Assim as Instituições de Ensino Superior necessitam ter uma política de cobrança onde determina os procedimentos a serem utilizados para garantir os recebimentos e reduçãoda inadimplência.

Palavras-chaves: Inadimplência, Cobrança e Recuperação.

INTRODUÇÃO

A inadimplência é uma situação em que uma pessoa ou empresa deixa de cumprir um contrato, particularmente no que se refere a prazos de pagamentos.
A maioria das empresas sofre com a inadimplência, sendo este um dos fatores que mais atingem os setores de comércio e serviços, fazendo com que muitosempresários sintam-se desprotegidos. São várias as causas que ocasionam a inadimplência, dentre elas destacam-se: Dificuldades financeiras pessoais; Desemprego; Falta de controle nos gastos; Compras para terceiros; Atraso de salário; Comprometimento da renda com outras despesas; Redução de renda; Uso do dinheiro com outras compras; Má fé.
Muitos itens acima são justificados para a inadimplência depessoa física, porém não é apenas essa que atinge a economia brasileira, a inadimplência de pessoas jurídicas também é alta.
Portanto este trabalho abordará que tipos de mecanismo são utilizados pelas Instituições de Ensino Superior para reduzir a inadimplência.
Este tema é importante, pois o acompanhamento da recuperação da Inadimplência estará garantindo eventuais problemas que forem detectadosonde assim evitará que se convertam em prejuízos sendo tomadas as ações corretas em momento oportuno no surgimento de sinais de alerta, que possam vir a impactar na saúde financeira da IES.
O objetivo geral deste trabalho mostrará as ferramentas necessárias no processo de recuperação da inadimplência apresentadas nas IES.
Os objetivos específicos são descrever o processo de recuperação dainadimplência na IES e verificar os pontos fortes e fracos.

CAPITULO 1 - INADIMPLÊNCIA


De acordo com o SEBRAE (2007) as empresas dos setores do comércio e de serviços, a inadimplência costuma aumentar nos três primeiros meses do ano, em decorrência das vendas efetuadas no mês de dezembro. E é justamente nestes meses iniciais que também ocorre queda nas atividades destes setoresempresariais, deixando assim muitos empresários em dificuldades.
Assim, o empresário, ciente do aumento da inadimplência no período após as vendas natalinas, ou seja, janeiro/fevereiro/março, deverá ser mais rigoroso na concessão de financiamentos, parcelamentos e aceitação de cheques.
Uma prática muito usada no mercado é o encurtamento nos prazos de pagamento, isto é, anteriormente o comérciotrabalhava com planos de financiamento mais longos, hoje se trabalha com planos de no máximo 03 parcelas. É ideal também, no momento da concessão de crédito, identificar qual o grau de comprometimento da renda do consumidor, assim como o padrão de comportamento de seus pagamentos passados, podendo dessa forma avaliar se a prestação contratada tem chances de vir a ser paga ou não.
Outro grandeproblema, são as contas bancárias recém abertas, que apresentam um alto índice de inadimplência. Por lei, o comerciante somente poderá recusar-se a receber pagamentos por meio de cheques ou fazer qualquer outra restrição, se fixar cartaz visível, com as informações ao cliente, como por exemplo: "só aceitamos cheques mediante apresentação de CPF e RG e mediante consulta. Não aceitamos cheques de...
tracking img