Pesquisa educacional

Páginas: 2 (307 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
A noção de liberdade no Emílio de Rousseau

Jean Rousseau, afirma em sua obra Emílio que todas as crianças nascem livres; mas presas ou condenadas; no âmbito físico, ela se identifica com asnecessidades naturais de movimentos; cujos impedimentos á suas satisfação cria obstáculos ao desenvolvimento normal; criticava a artificialidade da educação, o autoritarismo e o excesso deintelectualismo tradicional, para à mesma, a criança livre tinha forças suficientes para satisfazer suas necessidades naturais; todo esse efeito prejudicaria na aprendizagem da criança. Para Rousseau aeducação adequada é aquela que respeita a liberdade física da criança, para a mesma, a verdadeira liberdade é aquela que caminha sem qualquer autoridade externa, faz o que lhe agrada.
O homem danatureza pode ser livre, pois tem forças suficientes para satisfazer suas necessidades; pois conhecendo seus limites e deter os meios e adquirir a força; saberá agir em legítima defesa, realizar suasvontades. “Quem faz o que quer, diz Rousseau é feliz quando basta a si mesmo” (Rousseau, 1969ª, p.310)A criança presa não tem essa mesma vantagem do homem natural; pois suas necessidades sempre suasforças. Esse tipo de educação pra Rousseau é deficiente; pois não soube distinguir a verdadeira necessidade, a necessidade natural, da necessidade de fantasia que começar a nascer. Que liberdade poderiaexistir cujas forças são limitadas, superar suas forças com as forças dos outros.
Certamente essa filosofia de sua obra, é muito significante para o ensino e aprendizagem de nossas crianças;obviamente um olhar crítico é essencial para a leitura. Crianças necessitam de liberdade; para aprender com seus erros e acertos, porém uma criança que coloca o dedo na tomada, e leva um choque, ficaráatenta, mas em algum instante sem perceber ou por inocência colocara de novo.
Porém essa liberdade tem várias diversidades e dependências; lugares, horas, momentos e circunstancias do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pESQUISA eDUCACIONAL
  • A Pesquisa Educacional
  • pesquisa educacional
  • Pesquisa Educacional
  • Pesquisa educacional
  • pesquisa educacional
  • Pesquisa educacional
  • Pesquisa educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!