Pesquisa educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA EDUCACIONAL
TIPOS DE PESQUISAS
Pesquisa exploratória
Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que opesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. 
Por ser uma pesquisa bastante específica, podemos afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveramexperiências práticas com o problema pesquisado.
Um exemplo prático de tal modalidade pode estar relacionado ao objetivo de um determinado pesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado. Assim sendo, de modo a concretizar seu objetivo, o pesquisador terá de aprofundar suas especulações e encontrar as reais causas da ocorrência detal fenômeno.
Pesquisa descritiva
A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.
Quando comparada à pesquisaexploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.
As pesquisas descritivas têm por objetivo descrever um fenômeno ou situação, mas com níveis de aprofundamento e detalhamento maiores que a pesquisa exploratória. Aqui, busca-se identificar as variáveis envolvidas nas causasdo fenômeno estudado sem que os pesquisadores interfiram diretamente.

Pesquisa explicativa
Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Assim, pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Mesmo que amargem de erros represente um fator relevante, sua contribuição é bastante significativa, dada a sua aplicação prática.
Em face dessas características, pode-se dizer que a pesquisa explicativa geralmente utiliza as formas relativas à pesquisa experimental. Por exemplo, a partir de um objeto de estudo, no qual se identificam as variáveis que participam do processo, bem como a relação dedependência existente entre estas variáveis. Ao final, parte-se para a prática, visando à interferência na própria realidade.

As pesquisas explicativas são aquelas que permitem o maior aprofundamento em relação aos conhecimentos das causas de um fenômeno. Seu objetivo é descobrir as causas determinantes dos fenômenos estudados. Nas ciências naturais esse tipo de pesquisa é identificado, na maioria dasvezes, com a pesquisa experimental (veja abaixo), mas na área de ciências humanas os experimentos nem sempre são possíveis, sendo utilizadas outras estratégias.

Pesquisa Científica: Variações em torno do mesmo tema
Agora que você já explorou as etapas de uma pesquisa científica baseada no método hipotético-dedutivo, poderá apreciar algumas das várias classificações da pesquisa. Como dissemosanteriormente, não existe um método único e, provavelmente, os métodos continuarão a se modificar e multiplicar à medida que o próprio conhecimento científico se modifica. A classificação que trazemos abaixo é uma modificação das classificações discutidas por Marconi & Lakatos (1999, p. 23 a 25). Como mostram essas autoras, há vários esquemas de classificação na literatura.

Classificação...
tracking img