Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Curso de Administração
Pesquisa de Marketing



COMPRAS ONLINE DE VIAGENS

Aline Safady
Caio Cardoso
Klinton Matsumora
Gabriel López
Leonardo Anello
Mariana Codarin
Monique Teixeira

São Paulo
Dezembro
2012
APRESENTAÇÃO
A internet está cada vez mais presente no cotidiano da família brasileira, nos ultimos dois anos, a quantidadede usuários cresceu 302%. Isso se deve ao plano geral de metas de universalização da telefonia feito pelo governo que obriga as operadoras a disponibilizarem internet com velocidade de 250 kilobytes por segundo, por apenas R$ 29,80.

O aumento do uso desse meio de comunicação, fez com que o brasileiro ficasse mais conectado e “antenado” com o mundo inteiro. A partir desse maior acesso, muitasempresas começaram a investir fortemente em e-commerce, expandindo suas vendas também para a internet. Com a comodidade e facilidade de realizar compras pela internet, só faltava um aspecto, a segurança. Muitos consumidores tem medo de colocarem seus dados bancários em sites comuns. A partir disso, novas empresas como PagSeguro, Pagamento Digital, Pagamento Certo, entre outros, vem crescendo ereforçando todos os esforços voltados para o e-commerce.

As empresas que mais investiram nesse meio foram livrarias e agências de viagens. Muitos sites começaram a surgir apenas para vender neste tipo de negócio, não havendo lojas físicas, como é o caso da Decolar.com que além de vender passagens aereas, também realiza reserva de hotéis, aluguel de carro, cruzeiros, entre outros.

Ao constatar atendência do comércio eletrônico de viagens, surgiu o interesse de adotar como tema central este assunto, a fim de investigar o processo de decisão de compra de viagens pela internet, assim como avaliar o comportamento dos seus consumidores. Para isso, é de extrema relevância a produção de dados primários e, portanto, a realização de uma pesquisa Ad Hoc. Serão apresentadas as características destapesquisa, como a metodologia adotada, sua tipificação, técnica de coleta de dados, e todos os pré-requisitos que farão com que os dados obtidos sejam fidedignos. Após a obtenção destes, e sua tabulação, será possível uma análise que alcance os objetivos primários e secundários determinados para esta pesquisa.
SUMÁRIO

apresentação 2
1. Dados secundários e definição do problema de informação4
1.1 Definição dos Objetivos da Pesquisa 9
2. METODOLOGIA 10
2.1 Método de Pesquisa 10
2.2 Tipo de Pesquisa 10
2.3 Método de Coleta de Dados 11
2.4 Tipo de Instrumento de Coleta de Dados 11
2.4.1 Planejamento do que Vai Ser Mensurado 12
2.5 Plano Amostral 14
2.5.1 Universo Considerado 14
2.5.2 Método de Seleção dos Respondentes 15
2.5.3 Tamanhoda Amostra 16
2.5.4 Margem de Erro e Nível de Confiança 16
3. RESULTADOS 17
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS E RECOMENDAÇÕES 28
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 30
5. ANEXoS 31
5.1 Resultados das Entrevistas 31
5.2 Dados Secundários 39

1. DADOS SECUNDÁRIOS E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE INFORMAÇÃO
O assunto que será abordado no trabalho será as compras online de viagens, visto que aoanalisar dados secundários a respeito do tema, constatou-se significativa ascendência nos números, considerando então uma grande tendência.
Serão apresentados a seguir alguns dados a respeito do uso da internet no Brasil de um modo geral. O aumento do uso da internet no Brasil cresceu vertiginosamente desde 2000, saltando de 10 milhões para aproximadamente 76 milhões (junho/2011) de usuários. Ocrescimento deste número se deve principalmente às receitas crescentes de grupos de baixa renda, que agora possuem condições financeiras suficientes para comprar um computador e ter acesso à Internet. Além disso, o acesso de banda larga atingiu 58 milhões em 2011, sendo impulsionado também pelo crescimento do acesso à banda larga móvel, que cresceu 99% em 2011.

Figura 01: Gráfico de usuários de...
tracking img