A prespectiva do ciclo da vida humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Segundo os pressupostos da Psicologia histórico-cultural (ou sócio-histórica), as potencialidades humanas não são inatas. Os indivíduos precisam apropriar-se da produção histórica de gerações anteriores para se humanizarem. Assim, é a transmissão da cultura humana objectivada em cada indivíduo que possibilita ao Homem progredir em suas realizações, nas complexificações da sociedade eem seu próprio desenvolvimento (LEONTIEV, 1978; DUARTE, 1998; 2004).

É preciso recorrer aos conceitos de Vigotski de zona de desenvolvimento próximo (ZDP) e nível de desenvolvimento actual para se compreender segundo esta teoria que o ensino não pode ser secundarizado e que é a aprendizagem que proporciona o desenvolvimento e não o inverso.

De forma simplificada, dada a vasta contribuição deVigotski para os estudos da psicologia, pode-se explicar o conceito de nível de desenvolvimento actual como aquele que se refere ao que o indivíduo já é capaz de realizar autonomamente e a zona de desenvolvimento próximo como aquela que estabelece as possibilidades de realização do sujeito com auxílio de alguém (DUARTE, 1998). A educação escolar deve actuar na ZDP do aluno, fazendo-o avançar deconceitos quotidianos que estão relacionados à aparência, ao imediatamente observável de forma fragmentada e primária para conceitos científicos onde a essência das coisas se opõe à aparência. O diferencial da ciência é demonstrar as coisas em sua totalidade e complexidade pelas mediações teóricas abstractas (DUARTE, 2000).

A cada nova incorporação de conhecimentos, uma nova zona dedesenvolvimento próximo se estabelece, uma nova intervenção (ensino) é realizada e novos conhecimentos são incorporados (aprendizagem), num processo que se inicia com o final de sua etapa anterior em forma de um espiral que se amplia a cada nova volta. Assim se consolida a posição de que é a aprendizagem, a incorporação do conhecimento que proporciona o desenvolvimento:


DESENVOLVIMENTO

o uso dainformática no ensino de ciências: estudo de caso.

Nesse sentido, é preciso que o educador saiba valer-se dos recursos que o computador oferece e que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Os objectivos propostos foram alcançados utilizando uma abordagem crítica em relação ao meio ambiente, fazendo com que os alunos compreendessem o homem como parte da natureza, que a produz ereproduz de acordo com suas necessidades e interesses.

Ensino de ciências; Informática; Ensino Fundamental.

Na perspectiva de Vigotski, a grande tarefa do ensino reside em transmitir para a criança aquilo que ela não é capaz de aprender por si só. Ele valora de forma altamente positiva a transmissão à criança dos conteúdos historicamente produzidos e socialmente necessários. As aprendizagens que acriança realiza sozinha não são, evidentemente, descartadas nessa concepção. Mas é preciso ficar claro que tais aprendizagens não produzem desenvolvimento, elas actuam apenas no âmbito daquilo que já se desenvolveu na criança (DUARTE, 1998).

Em consonância com a fundamentação de aprendizagem e desenvolvimento apresentada sucintamente, encontra-se a pedagogia histórico-crítica, que propõeuma educação escolar destinada à apropriação dos conhecimentos clássicos e que busque as formas apropriadas para essa assimilação. Em relação às formas de aprendizagem, a pedagogia histórico-crítica propõe que o processo seja organizado em cinco momentos: 1) prática social inicial; 2) problematização; 3) instrumentalização; 4) catarse; 5) retorno à prática social (Cf. SAVIANI, 2001; GASPARIN, 2002;MARSIGLIA e OLIVEIRA, 2007). De acordo com essa proposta, o ensino deve iniciar por aquilo que o educando conhece sobre o assunto e como articula esses conhecimentos. Ao se reconhecer qual é o grau de apropriação que o aluno tem, é preciso problematizar sua compreensão e colocar-lhe questionamentos que lhe façam considerar as limitações de seu repertório para fazer uma análise do tema em sua...
tracking img