Pesquisa de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Magazine Luiza

A história de uma das maiores empresas do varejo brasileiro começa com uma jovem vendedora chamada Luiza Trajano Donato ainda era uma quando conheceu seu então futuro marido, Pelegrino José Donato, na época um representante comercial. O que os dois não esperavam, é que de um casamento realizado em dezesseis de setembro de 1956 iria surgir uma das maiores redes varejistas doBrasil.

Pelegrino e Dona Luiza
Em dezesseis de novembro de 1957, o senhor Pelegrino José Donato e a sua esposa dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes cujo o nome era “A Cristaleira” situada na cidade de Franca interior do estado de São Paulo.

A Cristaleira
O nome Magazine Luiza surgiu logo após com um concurso cultural realizado numa emissora de radio local, aloja até então era bem pequena, mas eles decidiram ampliar. Com o crescimento que havia obtendo surgiram dois sócios Maria Trajano Garcia e Wagner Garcia e sede da empresa foi na própria cidade de Franca.
Na década de 60 em 1962 são criadas as novas seções de Móveis e Eletrodomésticos na loja, que até então era de presentes e utilidades e depois iria surgir vários setores como é atualmente aorganização da loja.
Já na década de 70 a nova geração da família traz conhecimentos para a empresa com o Wagner Garcia Jr que já faleceu no dia 12 de julho de 2011 por problemas cardíacos, Luiza Helena Trajano atual presidente da empresa e Onofre de Paula Trajano. Assumindo cargos de liderança e, a exemplo dos fundadores, "arregaça as mangas" e vivencia o dia-a-dia do negócio sempre em contato diretocom os clientes. Registra-se um forte movimento no sentido de estruturar e profissionalizar a empresa para sua continuidade e para o crescimento que viria nas décadas seguintes.
O trabalho incansável de todos, o investimento constante em divulgação e a crescente aproximação dos clientes são características marcantes desta década. E nesta mesma década surgiram as primeiras filiais e as maisimportantes da rede varejista que foram em Barretos, Igarapava e Franca todas no estado de São Paulo que pertenciam as lojas Mercantil.
O Magazine Luiza começa a inaugurar filiais, hoje em dezesseis estados brasileiros, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste com 611 lojas distribuídas e com quase 17 mil colaboradores estão cada vez mais conquistando novos clientes e tendo grandesfaturamentos.
Em medos dos anos 90 foi implantado as Lojas Eletrônicas hoje chamadas de Lojas Virtuais que foi uma grande inovação que gera muito lucro para a empresa, assim como as lojas convencionais. O magazine Luiza também comprou outras redes como as redes Lojas Maia do Nordeste e as Lojas do Baú da Felicidade que pertencia ao grupo Silvio Santos.

A empresa continuou inovando com a criação dasPromoções como a Liquidação Fantástica que acontece todo ano no começo de janeiro, o Só Amanhã que é nos sábados e segundas feira, além de outras como Bota Fora, Agarre o que Puder e o grande Dia do Ouro que é um diferencial do Magazine Luiza, sempre acontece no domingo com ofertas imperdíveis, no qual é oferecido aos clientes um café da manhã e brindes. Neste dia são feitos vários Cartões Luiza quepode ser utilizado tanto na própria loja quando em outros estabelecimentos que aceitem a bandeira mastercard.
O Magazine Luiza além de ser uma empresa varejista ela também tem uma empresa financeira Luiza Cred que oferece o empréstimo pessoal e para aposentados e pensionistas do INSS.

Segundo Kotler marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêmaquilo de que necessitam e o que desejam com a criação,oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (troca), atendendo a necessidade de ambos então marketing é uma arte de vender produtos e satisfazer as pessoas.
Marketing é troca concentra-se nas necessidades é desejos do mercado alvo e em fornecer valores maiores que o da concorrência.
È isto que a Empresa Magazine...
tracking img