Perspectiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Martha Gabrielle Miranda Gomes

PERSPECTIVA - ORIGEM, EVOLUÇÃO, TÉCNICAS E APLICAÇÕES NA CONCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS.

MACEIÓ/2012.
Martha Gabrielle Miranda Gomes









PERSPECTIVA - ORIGEM, EVOLUÇÃO, TÉCNICAS E APLICAÇÕES NA CONCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Atividade proposta peloprofessor Hermes Teixeira como requesito para reavaliação da matéria de Perspectiva.



MACEIÓ/2012
A perspectiva é um método de representação num plano bidimensional, aludindo à tridimensionalidade, cujo objetivo não é representar fielmente as características métricas do objeto, mas representá-lo da forma como o percebemos, permitindo ao indivíduo uma melhor visualização do objeto, sob váriosângulos.
Acredita-se que a base da perspectiva foi definida pelo matemático e filósofo árabe Alhazen, o qual em sua obra “Perspectiva” demonstrou, pela primeira vez, que a luz projeta-se em formato cônico no olho humano, tem-se aí a primeira vertente da perspectiva. Já na era moderna, a perspectiva apresentou-se em sua acepção estrita, ou seja, a representação de objetos e do espaço, como os enxergamos, apartir de um ponto de vista fixo. Contudo, no século XV, era renascentista, Filippo Brunelleschi trouxe uma nova definição para perspectiva, proposta através de desenhos, baseada num sistema com um ponto de fuga, essa nova proposta foi denominada de Construzione Legittima. Pois ao analisar a pintura de diversos edifícios com o auxilio de um espelho, ele percebeu que todas as linhas das arestasconvergiam para um mesmo ponto, esse localizado na linha do horizonte.
Giotto foi um dos primeiros artistas italianos a utilizar-se de métodos algébricos para determinar a distancia entre linhas, porém mais tarde detectou-se que esse método possuía falhas, pois não retratava fielmente uma sequência de linhas em um determinado campo visual.
A perspectiva foi aplicada inicialmente na pintura, dandoaos quadros alusão a profundidade e realidade, onde os objetos não mais eram representados de qualquer maneira, mas seguiam padrões geométricos e fundamentos matemáticos, estes fundamentos matemáticos foram codificados em 1715, por Book Taylor, no seu livro intitulado Linear Perspective, os quais propiciaram o surgimento do método exato com dois pontos de fuga.
A ideia básica por trás de qualquersistema projetivo é a de que existem três elementos fundamentais para que haja a perspectiva: o observador, o objeto, o qual é observado, e um plano de projeção.
Existem diversos tipos de perspectivas, na área da arquitetura os mais utilizados são:
1) Perspectivas Paralelas: Tanto os pontos frontais quanto os laterais são paralelos entre si.
1.1) Cavaleira: Apresenta uma face em VG(verdadeira grandeza) e a aresta perpendicular a esta face forma um ângulo qualquer e de acordo com esse ângulo, a aresta é submetida a uma distorção predeterminada.

Convencional: Uma das faces estará em VG, todas as arestas verticais e horizontais também, e as arestas inclinadas sofrerão distorção da seguinte maneira: se a angulação for de 30º, a distorção será de -1/3, se a angulação for de 45º adistorção será de -½ e se for de 60º, a distorção será de -2/3.

Figura 1: Perspectiva cavaleira convencional, Planta baixa.
Angulação de 30° distorção de -1/3.

Figura 2: Perspectiva cavaleira convencional, representação final.

Voo de Pássaro: A planta baixa aparece em VG com lados horizontais e verticais no desenho e a aresta verticalobliqua. O ângulo utilizado é de 45º e a altura sofre redução de ½.

Militar: A face que estará em VG será a planta baixa, as arestas que dela saírem terão de ser inclinadas (em geral 30º e 60º ou 45º) e a aresta vertical aparece vertical no desenho.

Figura 3: Perspectiva Cavaleira Militar.

1.2) Axonométrica:

Isométrica: Os três eixos X, Y e Z formam ângulos iguais com o plano de...
tracking img