Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade é o conjunto integrado de traços psíquicos, consistindo no total das características individuais, em sua relação com o meio, incluindo todos os fatores físicos, biológicos, psíquicos esocioculturais de sua formação, conjugando tendências inatas e experiências adquiridas no curso de sua existência.
Dois aspectos: Estável e dinâmico, sujeito a determinadas modificações, dependendode mudanças existenciais ou alterações neurobiológicas.
Segundo Myra y Lopez, distinguem-se os seguintes aspectos: constituição corporal, temperamento e caráter.
TEMPERAMENTO: É o conjunto departicularidades psicofisiológicas e psicológicas inatas, que diferenciam um indivíduo do outro.
São determinados por fatores genéticos ou constitucionais precoces produzidos por fatores endócrinos oumetabólicos.
CARÁTER: É a soma de traços de personalidade, expressos no modo básico de o indivíduo reagir perante a vida, seu estilo pessoal, suas formas de interação pessoal, gostos,aptidõs, etc. Ocaráter reflete o temperamento moldado, modificado e inserido no meio familiar e sociocultural.EM CERTOS CASOS O CARATER SE DESENVOLVE NO SENTIDO OPOSTO AO DO TEMPERAMENTO.
TIPOLOGIAS HUMANAS: TIPOSHUMANOS HIPOCRÁTICOS: Os tipos humanos básicos e o surgimento da doença ou a manutenção da saúde dependem intimamente da convivência harmônica dos 4 humores essenciais: o sangue, a bilis, o fleuma ea atrabilis.SANGUÍNEO,FLEUMÁTICO, COLÉRICO E MELANCÓLICO.
TIPOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG: A totalidade da personalidade é constituída de várias instâncias: persona, sombra, animus e anima.
PERSONA:É a dimensão exterior e relacional da personalidade: a máscara.
SOMBRA: São os elementos inconscientes e inaceitáveis da personalidade, reprimidos pela consciência.
ÂNIMA: Conjunto de elementosfeiminos inconscientes presentes em todos os homens.
ÂNIMUS: Conjunto de elementos masculinos existentes no psiquismo feminino de forma incosnciente.
SELF: É algo que o indivíduo se destina no seu...
tracking img