Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – PERSONALIDADE
2.1 – INTRODUÇÃO
Todos nós já ouvimos falar, provavelmente muitas vezes, em personalidade; ou é um pai orgulhoso, falando que seu filho tem uma personalidade forte, ou alguém ressentido, dizendo que seu colega não tem personalidade.
O que essas pessoas estariam querendo dizer com essa palavra? Pode ser que o pai esteja dizendo que seu filho exerce uma influência marcantesobre os amiguinhos dele e a outra pessoa, quem sabe, está afirmando que o colega não sustenta suas opiniões em todas as situações.
O que parece comum, nestes exemplos, e também sempre que a palavra personalidade é usada na linguagem informal, é a referência a um atributo ou característica da pessoa, que causa alguma impressão nos outros. Isto também é válido quando se ouve falar em personalidadetímida ou agressiva.
Este significado implícito é derivado, provavelmente, do sentido etimológico da palavra.
2.2 – CONCEITO
Personalidade se origina da palavra latina “persona”, nome dado a máscara que os atores do teatro antigo usavam para representar seus papéis (per sona significa soar através).
O sentido original do termo está, pois, bastante relacionado ao sentido popular porque se refere àaparência externa, à impressão que cada um causa nos outros.
O psicólogo Gordon Allport, da Universidade de Harvard, listou cinqüenta definições diferentes da palavra e, depois de estudá-las, classificou-as em categorias gerais. Este estudo e outros que posteriormente foram feitos, permitiram identificar a existência de idéias fundamentais comuns a respeito da personalidade, Isto é, pode-seperceber princípios subjacentes às várias tentativas de conceituar personalidade. Estes princípios são:
a) Princípio da globalidade – Os vários traços e características, os vários sistemas, cognitivo, afetivo e de comportamento são integrados e fundidos. Elementos inatos, adquiridos, orgânicos e sociais são incluídos no conceito de personalidade. Personalidade é tudo o que somos.
b) Princípio social– É impossível pensar em personalidade sem dimensões sociais. As características de personalidade se desenvolvem e se manifestam em situações sociais. A personalidade consiste nos hábitos e características adquiridos em resultado das interações sociais, que promovem o ajustamento do indivíduo ao meio social.
c) Princípio da dinamicidade – Personalidade é um conceito essencialmente dinâmico. Osvários elementos interagem, combinando-se e produzindo efeitos novos e originais. Entende-se, pois, que a personalidade é o que organiza integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do indivíduo, de tal maneira que há um grau de coerência no comportamento. Apesar da coerência e estabilidade, a personalidade é sempre capaz de receber novas influências, adaptar-se a novascircunstâncias.
d) Princípio da individualidade – A personalidade é sempre uma realidade individual, que marca e distingue um ser do outro. Há sempre uma dimensão peculiar e única da personalidade. Cada um de nós é único no mundo. A personalidade, então, é o conjunto de todos os aspectos próprios do indivíduo pelos quais ele se distingue dos outros.
A partir de todas estas concepções comumenteaceitas, pode-se, resumindo, dizer que, personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.
2.3 – A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
A configuração única da personalidade de um indivíduo desenvolve-se a partir de fatores genéticos e ambientais.
Os fatores genéticos exercem sua influência através daestrutura orgânica e do processo de maturação. Os fatores ambientais incluem tanto o meio físico como social e começam a influenciar a formação da personalidade já na vida intra-uterina. No mesmo instante em que o óvulo é fecundado, o ser humano recebe a totalidade de sua herança genética. Nada poderá ser acrescentado. Mas a partir do momento da fecundação, este projeto de indivíduo se encontra...
tracking img