Placa de orificio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

[pic]

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATÓRIO DE FLUIDOS MECÂNICOS










MEDIÇÃO DE VAZÃO – PLACA DE ORIFÍCIO











ALUNO: Bruno da Fonseca Corrêa
PROFESSOR: Sérgio de Morais Hanriot





Contagem
19/11/08
SUMÁRIO






1.INTRODUÇÃO.......................................................................................... 4


2. MATERIAIS E METODOLOGIA........................................................ 6


3. RESULTADOS E DISCUSSÃO...........................................................


4. CONCLUSÃO...........................................................................................


5. REFERÊNCIABIBLIOGRÁFICA.......................................................


























Objetivo
O objetivo da prática é encontrar a vazão do escoamento do ar dentro do túnel de vento, através de dados da velocidade máxima (velocidade central), e determinar com o auxilio da vazão e diferença de pressão do fluido devido à placa de orifício o valor do coeficiente experimental da placade orifício “C”.






































INTRODUÇÃO


Conceituação teórica

Placa de orifício: Medidor de vazão classificados como deprimogênio, pois promove a redução da seção transversal a fim de obter a vazão. Aplica-se a equação da conservação da massa e a equação de Bernoulli para obter-se uma equação para a vazão. Sua estruturaresume-se a uma placa transversal ao escoamento, de pequena espessura, na qual foi usinado um furo cilíndrico. A variação na seção transversal do escoamento leva ao aumento da velocidade e à queda da pressão. Entretanto, como ocorre uma variação brusca da área é gerada uma grande turbulência que resulta em uma “perda de carga”, além de menor precisão na medição da pressão.


[pic]
Figura 1- Desenhoesquemático de um escoamento através de uma placa de orifício.

Onde: P2 = pressão antes da placa de orifício; P3 = pressão depois da placa de orifício; D= diâmetro da tubulação; d= diâmetro do furo da placa de orifício.

Vazão: É o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto por uma unidade de tempo.

Perda de carga: É a resistência encontrada pelo fluídopara escoar.

Tubo de Pitot: É um instrumento de medida de pressão de estagnação, utilizado para medir a velocidade de fluidos, consiste basicamente num tubo orientado para o fluxo de fluido a medir. Visto que o tubo contém ar pode assim ser medida a pressão necessária para colocar o ar em repouso: a pressão de estagnação, ou pressão total. A pressão de estagnação só por si não é suficiente paradeterminar a velocidade do fluido. Todavia, visto que a equação de Bernoulli determina que: Pressão de estagnação = pressão estática + pressão dinâmica.


Manômetro de coluna em U: Este dispositivo indica a diferença entre duas pressões (pressão diferencial), ou a diferença entre uma única pressão e a atmosfera (pressão manométrica), quando um lado da coluna está aberto para a atmosfera.Inversor de freqüência: Dispositivo eletrônico que converte a tensão da rede alternada senoidal, em tensão contínua de amplitude e freqüência constantes e finalmente converter esta última, em uma tensão de amplitude e freqüência variáveis.

Freqüência: É uma grandeza física associada a movimentos de característica ondulatória que indica o número de revoluções (ciclos, voltas, oscilações, etc.) porunidade de tempo.

Hertz (Hz): Corresponde ao número de oscilações por segundo.

Rotações por minuto (rpm): Corresponde ao número de oscilações por minuto.

Ventilador: Estrutura mecânica utilizadas para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar.




[pic]
Figura 2- Escoamento a través de uma placa de orifício. Fluído de trabalho:...
tracking img