Peroxissomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEROXISSOMOS

DESCOBERTA
Com base em evidências bioquímicas e na capacidade da catalase consumir o peróxido de hidrogênio gerado por oxidase, De Duve, em 1965, propôs o nome “peroxissomos” , para a organela descoberta, por ser um local de síntese do peróxido de hidrogênio (H2O2).

DEFINIÇÂO
O Peroxissomo é uma estrutura esférica constituída por uma matriz finamente granular envolvidapor uma única membrana que contêm enzimas envolvidas em uma grande variedade de reações metabólicas. Ocorre em quase todas as células eucariontes. O número de peroxissomos por célula, assim como o tamanho e forma pode variar de acordo com diferentes tipos celulares. No homem, os peroxissomos são particularmente abundantes no fígado e no rim e em menor número e tamanho nos fibroplastos e nocérebro.
Embora os peroxissomos sejam morfologicamente similares aos lisossomos, eles são montados como as mitocôndrias e cloroplastos por autorreplicação. Se diferem das mitocôndrias e cloroplastos, porque estão envolvidos em um a única membrana e não possuem DNA ou ribossomos.
Existem muito tipos de peroxissomos, de acordo com as enzimas ou conjunto de enzimas no seu interior, e cada tipocelular contém um determinado tipo particular de enzimas. As mais comuns: catalase, D-aminoácido oxidase e urato oxidase. Em células com grande atividade peroxissomal, a grande concentração de enzimas, acarreta na formação de um núcleo cristalóide (visível ao microscópio eletrônico).
São organelas multifuncionais. De acordo com seu metabolismo, os peroxissomos têm sido classificados comoespecializados ou não, como: os glioxissomos e glicossomos que são usados para designar peroxissomos com algumas funções específicas.
.
BIOLUMINÊNCIA DOS VAGA-LUMES
A emissão de luz realizada pelo vaga-lume é chamada de bioluminescência e visa a comunicação biológica. A reação de produção de luz pelos vaga-lumes ocorre na presença de uma enzima chamada luciferase. A luz é produzida quando a molécula deluciferina é oxidada por oxigênio na presença da ATP (adenosina trifosfato) e da enzima luciferase, sua energia em forma de luz, e não de calor. “

Doenças Peroxissomais : A síndrome de Zellweger(ZS ) é uma doença hereditária rara , caracteriza por uma variedade de anormalidades neurológicas , visuais e hepáticas que levam a morte durante o iníci da infância .Em 1973, Sidney Goldfischrer e seuscolegas na faculdade de medcina Alber Einstein relataram que células renais e hepáticas desses pacientes não tinham peroxissomos não estavam completamente ausentes das células deses indivíduos mas , ao contrário , eles estavam presentes como fantasmas membranosos vazios , ou seja , organelas sem as enzimas que eram normalmente encontradas nos peroxissomos . Isso não significa que eses indivíduossão incapazes de sintetizar enzimas peroxissomais , mas sim que enzimas não conseguem ser importadas para dentro dos peroxissomos e permanecem em grandes quantidades no citosol , onde elas são incapazes de realizar suas funções normais .Estudos genéticos de células de pacientes portadores da ZS evidenciaram que o o distúrbio pode se originar de mutações em pelo menos 11 genes diferentes , todoscodificando proteínas envolvidas na captação de enzimas peoxissomais do citosol. Estudos desses distúrbios humanos receberam um estímulo quando foram descobertas linhagens de levedura que exibiam defeitos similares na formação dos peroxissomos .Os genes responsáveis por esses defeitos formal logos isolados inicialmente da levedura e então de humanos . Os produtos desses genes funcionam comoreceptores para as proteínas peroxissomais

Biogênese
O processo de formação dos peroxissomos ( a biogênese dos peroxissomos) teve a sua primeira hipótese formulada por Novikoff e Skin (1964). Baseado principalmente na justaposição entre a membrana do reticulo endoplasmático e a de peroxissomos eram derivados de regiões do reticulo endoplasmático liso. Por causa da descoberta da importação direta...
tracking img