Peroxissomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEROXISSOMOS

Definição: São organelas envoltas por uma única membrana que possui em seu interior enzimas oxidativas, em torno de 40 tipos, que removem o átomo de hidrogênio de substratos orgânicosespecíficos (R), em uma reação oxidativa que produz peróxido de hidrogênio (H2O2).
RH2 + O2 R + H2O2
Estas organelas estão presentes em todas as células eucarióticas, não possuem DNA próprio, nemribossomos e suas proteínas são importadas do citosol.
Dentre as enzimas mais encontradas nos peroxissomos destacam-se a catalase, a urato oxidase, a D-aminoácido oxidase e enzimas responsáveispela -oxidação dos ácidos graxos.

Funções: O H2O2 é utilizado pela catalase para a reação peroxidativa (H2O2 + R’H2 R’+ 2H2O) de fenóis, álcool, formaldeído, ácido fórmico. Esta reação éimportante nas células do fígado e rim, onde os peroxissomos destoxificam as moléculas tóxicas que entram na corrente sanguínea.
Através do processo chamado de -oxidação, os ácidos graxos sãoconvertidos a acetil CoA, que é exportado para o citosol para serem utilizados em reações biossintéticas. Nos mamíferos essa reação ocorre também nas mitocôndrias.
Os peroxissomos catalisam as primeirasreações que formam os plasmalogeno (classe mais abundante de fosfolipídeos na bainha de mielina das células nervosas).

Reprodução dos Peroxissomos: Os peroxissomos são produzidos por fissão binária. Osperoxissomos preexistentes duplicam sua massa, sua membrana lipídica cresce por meio de fosfolipídeos transportados por vesículas, que são produzidos no RE, e as proteínas e enzimas são extraídas docitosol, produzidas por ribossomos citosólicos. Ocorrendo impossibilidade de transferências das proteínas e enzimas para dentro dos peroxissomos, o indivíduo possuirá peroxissomos “vazios”, o quecaracteriza a síndrome de Zellweger, onde aparecem diversos defeitos neurológicos, hepáticos, renais elevam a morte no primeiro ano de vida.
|

DOENÇAS HUMANAS POR DEFEITOS NOS PEROXISSOMOS...
tracking img