Peroxissomo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Peroxissomos
Os peroxissomos são encontrados em todas as células eucarióticas e são especializados no processamento das reações oxidativas utilizando oxigênio molecular.Contêm enzimas oxidativas,como catalase e urato oxidase, em concentrações tão elevados em algumas células destacam-se devido a presença de cristais, em sua maioria, compostos de urato oxidase.Como a mitocôndria o peroxissomo éum sítio importante de utilização de oxigênio. São envolvidos por apenas uma membrana e não contêm DNA e nem ribossomos, todas as suas proteínas devem ser importadas do citosol. Portanto, osperoxissomos assemelham-se ao retículo endoplasmático por que se auto replicam sem possuírem genomas próprios.
Os peroxissomos usam oxigênio molecular para remover átomos de hidrogênio de substratos orgânicos(R) em reações oxidativas, que produzem peróxido de hidrogênio (H2O2):RH2 + O2 ---> R + H2O2
As catalases utilizam o H2O2 gerado por outras enzimas na organela para oxidar uma variedade de outrossubstratos. Este tipo de reação oxidativa é particularmente importante em células do fígado e rim, onde os peroxissomos eliminam várias moléculas tóxicas que entram na corrente sangüínea. Além disso,quando o excesso de peróxido de hidrogênio se acumula na célula a catalase o converte em água.
A principal função das reações oxidativas nos peroxissomos é a quebra de moléculas de ácidos graxos, em umprocesso denominado beta oxidação.

Todos os peroxissomos são constituídos no retículo endoplasmático granular (REG). Estrutura
São pequenas organelas que possuem um diâmetro variável entre 0,1 e0,5 µm, onde aparecem no seu interior algumas enzimas, onde a principal enzima é a catalase.
Composição Química
Os peroxissomos são recobertos por uma membrana lipoproteica.
A peroxidase degrada asmoléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular.
Ocorrência
Os peroxissomos revelam-se nas células vegetais, nos fungos e...
tracking img