Permeabilidade celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Permeabilidade da membrana celular

2012

INTRODUÇÃO As células trocam nutrientes e substâncias através da membrana plasmática e alguns canais como proteínas, carboidratos e lipídeos. Cada canal possui uma função, uns atuam como receptores outros como transportadores. Os compartimentos internos da célula também possuem membranas que possuem muita semelhança com a membrana plasmática.Composta de uma bicamada lipídica e fósforo; possui uma região hidrofílica (se mistura com água – composta pelo fósforo), a região intermediária é hidrofóbica (não se com mistura com a água – composta pelos lipídeos), por ser uma bicamada, essa estrutura hidrofóbica se repete complementada em sua superfície por outra molécula de fósforo (região hidrofílica), dessa forma tanto o meio externo, quantointerno da célula estão em contato com a região hidrofílica. Essas moléculas são denominadas anfipáticas = possuem propriedades hidrofílicas e hidrofóbicas. Outros lipídeos também se encontram aderidos a essa membrana, uns estão ligados a carboidratos, outros são moléculas de colesterol.

Figura 1 Bicamada Lipídica

Esse modelo estrutural e os canais de proteínas permitem a célula o transporte dealgumas substâncias, no entanto, a fluidez da bicamada lipídica é importante, pois ela permite a difusão (passagem) rápida de substâncias, proteínas, lipídeos. Essa característica é dada principalmente, pela presença de moléculas de colesterol que preenchem os espaços entre as moléculas de fosfolipídeos, reforçando a bicamada. As proteínas podem associar-se a membrana de diversas maneiras: Proteínas transmembranas: se estendem através da bicamada lipídica, com parte de sua massa presente nos pólos interno e externo da célula, assim como a membrana possui a região intermediária hidrofóbica e as regiões periféricas hidrofílicas; Proteínas periféricas: são aquelas localizadas na face interna ou externa da membrana, juntas as cabeças dos fosfolipídeos ou as proteínas integrais através deligações nãocovalentes.



A troca de substâncias entre os meios, ocorre pela permeabilidade celular, os solutos e macromoléculas são transportados de formas diferentes; se essa troca ocorrer a favor do gradiente de concentração, não há gasto de ATP e os solutos podem dissolver-se na bicamada por difusão e adentrar a célula, outras substâncias podem ligar-se as proteínas de membranas através dosreceptores e serem transportadas de acordo com suas cargas iônicas. Essas são algumas formas de Transporte Passivo, ou seja, aquele em que o gradiente de concentração é favor da célula e sem consumo de energia. Caso o transporte de moléculas seja o contrário ao gradiente de concentração, ou seja, a substância necessite atravessar do meio interno ao externo, o processo ocorre somente com gasto deATP. Esse é o Transporte denominado Ativo, aquele em que ocorre no contrário ao Gradiente de Concentração, e faz consumo de energia.

PERMEBILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES

Figura 2 – Permeabilidade através da membrana celular – Transporte Passivo: Gradiente de Concentração favorável à célula (Difusão Simples, Difusão Facilitada por intermédio de Canais Iônicos e Permeases) e Transporte Ativo:Gradiente de Concentração contrário (com auxílio de Permease).

TRANSPORTE DE SOLUTOS E MACROMOLÉCULAS Os solutos (íons ou moléculas pequenas) atravessam as membranas pelo processo de permeabilidade; as macromoléculas utilizam algumas proteínas ou poros. Os solutos podem adentrar ao citossol, as organelas através da membrana plasmática por transporte passivo ou ativo. Transporte Passivo: É aqueleonde a transferência de substâncias acontece por meio da bicamada lipídica sem haver gasto de energia (ATP), por intermédio das proteínas transmembranas específicas, transportadoras. Esse tipo de transporte ocorre por difusão ou por osmose, e sempre no sentido favorável ao Gradiente de Concentração. A difusão ocorre quando um dos meios está mais concentrado que o outro, na velocidade...
tracking img