Permeabilidade celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

As células são envolvidas pela membrana plasmática, uma capa formada principalmente por proteínas e lipídios. Qualquer substância que entre ou saia da célula tem que passar por essa membrana. Apresenta 3 tipos de meios chamados de isotônico (mesma concentração entre dois meios), hipotônico (meio menos concentrado em relação a outro) e hipertônico (meio mais concentrado emrelação a outro). Apresenta dois meios de transporte de moléculas denominados passivo e ativo.
Moléculas podem entrar na célula por meio de pequenos poros existentes na membrana plasmática. Esse processo é chamado de difusão simples. Podem, também, ocorrer através de uma membrana semi-permeável, que permite somente a passagem de solvente, chamado de osmose.
As glicoses são poucossolúveis em lipídios. Em condições normais, no entanto, atravessam a matriz lipídica com relativa facilidade. Isso se deve a presença de transportadores que, são substancias que se combinam com a glicose. Esse processo é chamado de difusão facilitada.
A célula também pode englobar partículas relativamente grandes. Ao entrar em contato com a partícula a ser englobada, a membrana plasmáticasofre deformações, emitindo pseudópodos (falsos pés) que envolvem a partícula. As extremidades dos pseudópodos se fundem, a membrana plasmática sofre regeneração e a partícula passa a ser envolvida por uma membrana no interior da célula. Esse processo é chamado de fagocitose. É o modo pelo qual os protozoários capturam seu alimento. Também é pela fagocitose que os glóbulos brancos do sangue envolvemos agentes invasores do organismo.
A pinocitose é o processo utilizado pela células para englobar partículas muito pequenas. O material a ser englobado entra em contato com a membrana plasmática, que sofre uma invaginação, formando o canal pinocitose. O material penetra por esse canal, que sofre a seguir um estrangulamento. A membrana plasmática sofre regeneração e o material englobado ficadentro da célula, envolvido por uma bolsa, chamada de pinossomo.
As células têm que manter concentração de sódio mais baixa do que a do ambiente e, a de potássio têm que manter maior concentração no interior da célula. O papel da membrana é expulsar o sódio e recapturar o potássio.
1. CLOROPLASTOS


Sua função é produzir clorofila para que o vegetal possa realizar afotossíntese.
Os cloroplastos possuem nas suas delimitações duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por dobras voltadas para o interior do cloroplasto.
Tanto as reações que ocorrem em presença da luz quanto as que se observam em ausência de luz efetuam-se em organelas distintas limitadas por membranas, situadas no interior dacélula, que são os cloroplastos. Cada cloroplasto é envolvido por membrana dupla, dentro da qual existe um sistema complexo de membrana. Estas membranas internas estão organizadas em sáculos achatados, ou tilacóides, incluídos em uma matriz aquosa, ou estroma do cloroplasto. Nos vegetais superiores, ou tilacóides depõem-se em pilhas, como as de moedas.
O padrão de desenvolvimento doscloroplastos mostra a importância da organização tilacóide da fotossíntese e significado da luz e da clorofila dessa organização. Os cloroplastos desenvolvem-se a partir de proplastídios, que são estruturas pequenas envolvidas por dupla membrana, encontrada em células imaturas com folhas muito jovens.




2. MEMBRANA PLASMÁTICA

A existência de uma película especializada depermeabilidade seletiva na superfície da célula, ou seja, foi admitida muito tempo antes que pudesse ser demonstrada diretamente pelo poder de resolução do microscópio eletrônico. Esta dedução baseou-se em observações que mostram que quando as superfícies celulares eram rompidas por pontas de agulhas extremamente finas, o conteúdo celular vazava e que certos compostos só podiam penetrar e espalhar-se...
tracking img