Permeabilidade celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO: PERMEABILIDADE CELULAR




As células são envolvidas pela membrana plasmática, uma capa formada principalmente por proteínas e lipídios. Qualquer substância que entre ousaia da célula tem que passar por essa membrana.
Apresenta 3 tipos de meios chamados de isotônico (mesma concentração entre dois meios), hipotônico (meio menos concentrado em relação a outro) ehipertônico (meio mais concentrado em relação a outro). Apresenta dois meios de transporte de moléculas denominados passivo e ativo.
Moléculas podem entrar na célula por meio de pequenos porosexistentes na membrana plasmática. Esse processo é chamado de difusão simples. Podem, também, ocorrer através de uma membrana semi-permeável, que permite somente a passagem de solvente,chamado de osmose

Para que ocorra difusão de soluto em uma célula não basta apenas a diferença de concentração deste dentro e fora da célula. Há também fatores importantes como a permeabilidade dacélula para este soluto, além da distância que ele precisará percorrer sob uma determinada temperatura. Como a célula está delimitada por uma membrana, a permeabilidade dela que vai permitir aentrada de moléculas. Parte da permeabilidade está relacionada com a polaridade da membrana, a composição e a estrutura dela.
O transporte passivo é o transporte que ocorre entre duassoluções que tem por objetivo igualar as concentrações, ele ocorre sem o gasto de energia. Ele se divide em dois tipos: Difusão e Osmose.
A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, osoluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica).
Quanto maior for a diferença entreas concentrações, mais rápido será o transporte.
A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.
tracking img