Pericia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXMO. SR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE POUSO ALEGRE/MG

PROCESSO: 0525 10 000748-9 PRESTAÇÃO DE CONTAS EXIGIDAS
AUTOR: IVANDRO QUIRINO DE MEDEIROS
RÉU: BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A
PERITO: NICHOLAS FERREIRA DA SILVA

NICHOLAS FERREIRA DA SILVA, contador legalmente habilitado a realizar Perícias Judiciais de natureza contábil, conforme registro nº 094660 do ConselhoRegional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais, vem, tendo cumprido o encargo a si confiado, solicitar a juntada da inclusa peça técnica consistente em Laudo Pericial Contábil.


Nestes termos, pede deferimento.

Pouso Alegre, 04 de junho de 2012.

_____________________________
NICHOLAS FERREIRA DA SILVA
CRC/MG 094660








BREVE HISTÓRICO DESTEPROCESSO SEGUNDO O ESCOPO DA PERÍCIA

O Autor apresentou a Inicial com o propósito de obter revisão dos contratos pactuados entre as partes e antecipação de tutela. Alega que houve cobrança indevida de juros, encargos moratórios ilegais.
Extratos juntados fls.239/324.
Produção de prova pericial conforme determinação de fls.330.
O autor apresentou 11 (onze) quesitos.
Honorários arbitradosem R$1000,00 (mil reais) que serão pagos ao final pelo vencido.

METODOLOGIA E CRITÉRIOS DE TRABALHO

O escopo da prova pericial contábil é comunicar às partes interessadas, em linguagem simples, os fatos observados sob ótica da Ciência Contábil.
O trabalho investigativo que permitiu produzir esta prova pericial foi conduzido, no que possível e aplicável, dentro dos limitestécnicos determinados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade: NBC-T13 de 21 de outubro de 1999. Os procedimentos adotados tiveram como objetivo fundamental a elaboração desse Laudo Pericial Contábil, abrangendo, pois, segundo a natureza e a complexidade da matéria aqui tratada, o exame e a vistoria de documentos juntados, a pesquisa e a mensuração, como previsto na NBC- T13 supracitada.Salienta-se que o trabalho pericial foi feito com base nos documentos juntados aos autos e que NÃO há o Contrato de Abertura de Conta Corrente. Este omissão documental prejudicou a resposta contábil dos quesitos 7 e 8.












CRITÉRIOS DE CÁLCULOS


Os critérios de cálculo adotados foram:
1- Evolução das contas correntes conforme extratos bancários juntados;2- Análises das Taxas de Juros conforme descrito e/ou informado;
3- Cálculo das Taxas de Juros Efetivas cobradas pelo Banco;
4- Cálculos para atender do Autor conforme solicitado nos quesitos 10 e 11. Cabe informar que os juros sobre saldo negativo foram calculados (a parte) mês a mês e cobrados anualmente.
5- Não puderam ser examinados e evoluídos os efeitos financeiros doscontratos de empréstimo por não constarem nos autos.




























































QUESITOS DO AUTOR





1) Queira o Sr. Perito esclarecer se o relacionamento entre as partes foi materializado por uma sucessão de operações financeiras, embasadas na conta corrente nº. 6.713734-4?


Resposta:Afirmativa é a resposta. Trata-se de uma OPERAÇÃO DE CRÉDITO ROTATIVO realizada por meio da conta corrente de nº 6.713.734-4.






2) Todas as operações que o autor mantinha com o banco eram realizadas na mesma conta corrente ou havia outras contas?

Resposta: As operações foram vinculadas a conta corrente de nº 6.713.734-4.





3) A forma dessas contratações se dava como crédito de referidos valores mencionada conta corrente e, em contrapartida, com o débito das operações vencidas na mesma conta?

Resposta: Positiva é a resposta. O reflexo contábil surge nos lançamentos diários gerados em função das movimentações de crédito e débito na conta corrente de nº 6.713.734-4.





4) Qual a metodologia de cálculo que se utilizou o banco nas...
tracking img