Historia de sobral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. HISTÓRIA DE SOBRAL

1.1.POVOAÇÃO CAIÇARA

- Do final do séc. XVII a meados do séc. XVIII o Ceará Grande dividia-se em 3 distritos: Ceará, Jaguaribe e Acaracu (Acaraú). Sobral nasceu no vale desse rio.

- Os colonizadores europeus que chegavam ao Ceará atravessavam os sertões em busca de minas ou fugindo dos ataques holandeses.

- Em 1697, a partir da expedição de reconhecimento daRibeira do Acaraú (Felix da cunha Linhares) deu-se início à implementação da 1ª fazenda às margens do rio.

- A pecuária organizou-se no interior do Ceará.

- Nas melhores terras, chamadas “campos maiores”, foram construídas grandes fazendas que ficavam sob responsabilidade de um único vaqueiro.

- Com o desenvolvimento das fazendas os proprietários e herdeiros passaram a ocupá-las.

- Amaioria dos proprietários (Vale do Acaraú) vinha da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Portugal.

- Fazenda Macaco e Fazenda Caiçara ficavam no centro da Ribeira do Acaraú: seus imigrantes portugueses eram simples, sem brasões ou sobrenomes nobres.

- 14 de outubro de 1702: Antônio da Costa Peixoto conseguiu uma cesmaria, onde construiu a Fazenda Caiçara.

- Uma parte da cesmaria foiherdada por sua filha Apolônia, esposa de Antônio Marques Leitão.

- Propriedade herdada pela filha do casal, Quitéria Marques de Jesus e seu esposo Capitão Antônio Rodrigues de Magalhães.

- O Capitão Magalhães doa “chãos” a amigos e parentes e assim surge o povoado Caiçara.

- Posição geográfica privilegiada: situada entre as rotas que levavam fazendeiros e comerciantes ao Piauí e Maranhão eligada aos portos de Acaraú e Camocim = desenvolvimento incomum.

- Capitão Magalhães, a pedido do padre visitador Lino Correia, doou terras da fazenda Caiçara para a construção da Igreja Matriz. (julho de 1742)

- Ao redor da Capela Matriz de Nossa Senhora da Conceição (que não existe mais) surgiram as primeiras casa de povoação. Pertenciam às pessoas da elite.

1759: A filha do CapitãoMagalhães doou terras para a Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretinhos. Capela (1777): segundo núcleo de povoamento. Moradias, em sua maioria, de negros (bairro do Rosário).

1.2. VILA DISTINTA E REAL DE SOBRAL

- 05/07/1773: Fazenda Caiçara recebia o título de Vila (aldeias habitadas por mais de 150 casais) = Vila Distinta e Real de Sobral.

- Dedicada a atividades pastoris e comerciais.- DISTINTA: por ser colonizada por portugueses e seus descendentes.

- REAL: por ser criada por ordem direta do El-Rei D. José I e por ser reconhecida por ele como de origem puramente branca.

- SOBRAL: Sobral da Logoa, terra natal do compadre do Capitão Magalhães que faleceu no mesmo ano e foi enterrado na Matriz.

- Com o aparecimento de novas ruas, os núcleos da Matriz e do Rosárioforam unindo-se.

- A Vila Distinta e Real de Sobral era por onde passavam os rebanhos para as oficinas de salga (vale do rio).

- O comércio se desenvolveu. A principal moeda de troca era o boi.

- Então a riqueza foi promovida pela pecuária e pelo comércio. Riqueza essa constatada pelos casarões e sobrados (exemplos raros na arquitetura sobralense).

- Seca de 1777: Ceará deixou de terposição de destaque na indústria e no comércio de charque (Sul do Brasil)

- Mesmo com as secas, o vale do rio Acaraú conseguia sustentar sua população, construindo cacimbas e trabalhando na agricultura de subsistência. Servia de refúgio para os flagelados.

- De 1790 a 1793: Outra seca: o gado para refazer o rebanho cearense veio do Piauí.

- Nesse período a população era quase três vezesmaior que a de Fortaleza.

- Na metade dos oitocentos, o Ceará já produzia algodão, mas na Ribeira do Acaraú o couro ainda era o produto mais exportado.

- Em 1814 a população de Sobral era de 20.000 habitantes.

- Em 1819 foram concedidas 56 licenças de atividades urbanas.

- O crescimento econômico da Vila possibilitou grandes mudanças na sociedade, na política, na arquitetura e no espaço...
tracking img